BNews Agro

Após publicação de portaria, mais de 300 auditores agropecuários desistem de seus cargos; entenda por que

Divulgação / Freepik
Portaria desencadeia crise no setor do agronegócio brasileiro  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 03/04/2024, às 10h50 - Atualizado às 11h12


FacebookTwitterWhatsApp

A portaria nº 667/2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que retira a aprovação tácita para produtos de origem animal contida na detreminação anterior - embora a mantenha para os produtos destinados à alimentação animal -, desencadeou uma crise no setor agro. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O motivo é que, após sua publicação, 307 Auditores Fiscais Federais Agropecuários decidiram entregar seus cargos, nessa terça-feira (02). Essa notícia foi divulgada em reportagem do site Notícias Agrícolas.

Para o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Janus Pablo Macedo, “É um número expressivo de entrega de cargos”, o que demonstra a indignação da categoria com a publicação da citada Portaria.

“Essa ação, dos mais de 300 colegas, somará aos outros movimentos de mobilização realizados ao longo desta semana, para mostrar o quanto almejamos a reestruturação da carreira neste ano”, afirma na reportagem.

Ainda segundo a matéria, para a coordenadora do Comando Estadual de Mobilização de Mato Grosso do Sul, Juliana Machado, no estado, houve a entrega de 43 cargos, entre chefias, chefes substitutos e encarregados de Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Vale salientar que, desde 2023, esses profissionais estão tentando negociar com o Governo Federal para obter melhores condições de trabalho. 

“Após a falta de uma proposta que valorize a categoria, foi instituída, desde 22 de janeiro deste ano, a Operação Reestruturação. O movimento não que não se caracteriza como greve, pleiteia a reestruturação da carreira”, afirma a reportagem.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp