BNews Agro

Cerveja de Umbu produzida pela agricultura familiar da Bahia será distribuída para todo o Brasil

Fernando Vivas/GOVBA
Primeiro lote da cerveja começa a ser distribuído amanhã, com 8 mil unidades na Bahia, em mais três estados e no DF  |   Bnews - Divulgação Fernando Vivas/GOVBA

Publicado em 17/12/2023, às 12h18   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A cerveja de umbu da marca Graveteiro, primeira do tipo artesanal produzida pela Agricultura Familiar na Bahia, será distribuída para todo o Brasil a partir de uma parceria firmada entre a Ambev e a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), fabricante do produto.

A parceria foi anunciada no sábado (16), duante a 14ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece no Parque Costa Azul, em Salvador. A Coopercuc é apoiada pelo governo baiano.

Segundo o governador Jerônimo Rodrigues (PT), as duas partes são beneficiadas. "A Ambev está colhendo um produto que as cooperativas vieram trabalhando há muito tempo, apresentando ao mundo um produto agroecológico, que respeita o trabalho decente, que respeita a caatinga, e, por outro lado, a agricultura familiar se beneficia da marca da Ambev para ver o produto circular", disse

O primeiro lote da cerveja tipo saison com umbu começa a ser distribuído na segunda-feira (18), com 8 mil unidades na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e São Paulo. No começo de 2024, o produto passará a ser comercializado em todo o Brasil.

"Essa é uma cerveja que já está consolidada no mercado, mas que a gente tinha um desafio de dar escala ao produto. Então, buscamos a parceria, para expandir e trazer ainda um sabor mais essencial para o consumidor, mantendo a qualidade que é referência dos nossos produtos", disse o coordenador comercial da Coopercuc, Dailson Andrade.

Assim como a Cerveja de Umbu, outras marcas de cerveja artesanal produzidas pela agricultura familiar são apoiadas pelo governo baiano, como é o caso da Cabruca, da Cooperativa de Serviços Sustentáveis (Coopessba), de Ilhéus; da Cerveja de Licuri, da Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), de Monte Santo; e da Cerveja de Cajá, produzida pela Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Lagoa de Dentro e Região (Cooperlad).

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), responsável pela mediação do Estado com os pequenos produtores das bebidas, o suporte ocorre desde a assistência técnica até a comercialização das cervejas em grandes mercados.

A 14ª edição da feira teve, entre os reconhecimentos públicos, uma homenagem ao trabalho realizado pela liderança quilombola Mãe Bernadete Pacífico, do Quilombo Pitanga dos Palmares, e ao líder do movimento negro Luiz Alberto. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da SDR e da CAR, em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp