BNews Agro

Crise climática afeta produção de alface, coentro e cebolinha

Divulgação
O estudo que avalia os impactos da crise foi realizado ao longo de 13 meses na sub-bacia Cabeceiras, inserida na Bacia Hidrográfica Alto Tietê  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/11/2022, às 19h55   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces), em parceria com a Citi Foundation, mostra o impacto das mudanças climáticas na produção de hortaliças. O estudo foi realizado ao longo de 13 meses na sub-bacia Cabeceiras, inserida na Bacia Hidrográfica Alto Tietê. Dez municípios foram abrangidos: Salesópolis, Biritiba-Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Guarulhos e São Paulo. Algumas das consequências das mudanças climáticas nessa região são a alteração na produção e fornecimento de produtos agrícolas para a Grande São Paulo.

Para o agricultor Fernando Sussumo Kamiya, 37 anos, as consequências tem sido devastadoras para suas plantações de alface, coentro e cebolinha. “O que se nota é um aumento da estiagem, mas aqui já teve enchentes em que perdi de 70% a 80% da produção, e já teve também, há quatro anos, de perder tudo, minha propriedade parecia um rio”, diz. “Aí, você acaba perdendo todo um ciclo e tendo que descartar tudo", explica. 

Três dimensões foram consideradas para traçar uma análise de risco climático: vulnerabilidade, exposição e ameaça climática nesses municípios. Os pesquisadores levantaram uma série de dados sobre as variáveis climáticas da Grande São Paulo desde o início dos anos 1980 e confirmaram o aumento da frequência de eventos extremos em entrevistas com os agricultores locais. Composto majoritariamente por pequenas propriedades de agricultura familiar, o Cinturão Verde é responsável pelo abastecimento de hortaliças para a capital e responde por cerca de 16% da produção do setor no Estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp