BNews Agro

Décima Semana Internacional do Café tem vasta programação nesta sexta-feira (18)

Divulgação
A Semana Internacional do Café tem fomentado um ambiente propício para negócios com a participação de dez estados  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/11/2022, às 16h58   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

A Semana Internacional do Café (SIC), evento promovido pelo Sistema Faemg no Expominas, em Belo Horizonte, termina nesta sexta-feira (18). O evento tem fomentado um ambiente propício para negócios com a participação de dez estados, além de Minas Gerais e também de outros países.

O presidente da entidade, Antônio Pitangui de Salvo, explica que o setor teve um déficit hídrico em várias regiões altamente produtoras, principalmente, no Sul de Minas, além de geadas nos últimos dois anos. "E agora chuvas com incidência de granizo. Mas temos que continuar avançando, fazendo e promovendo ambientes que nós possamos mostrar o que está sendo feito dentro das porteiras para os compradores”, avaliou.

Com 2.000 amostras de café de qualidade na Semana Internacional do Café, Antônio de Salvo também falou sobre a presença do setor cafeeiro na economia. “O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, 30% do mercado internacional do café vem do Brasil, são mais de 50 milhões de sacas de café em 2022 e mais de 8 milhões de empregos gerados, com 330 mil produtores com 16 Estados produtores”, enumerou.

Além disso, 68% do café exportado do Brasil sai de Minas Gerais sendo a produção cafeeira presente em 465 municípios mineiros. Durante discurso de abertura da SIC, o presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo, fez uma breve análise da COP 27, no Egito. “Porque as pessoas que lá desfilam nunca plantaram um pé de couve sequer num vaso na casa deles e ensinando a quem produz, o que nós temos que fazer, Isso tudo bancado comercialmente por países ricos”, criticou.



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp