BNews Agro

Dia da cachaça: produção brasileira se aproxima dos 1,3 bilhão por ano

Imagem Ilustrativa Shutterstock
A bebida que vem da cana é a terceira bebida mais consumida do mundo tem uma variedade de tipos e sabores  |   Bnews - Divulgação Imagem Ilustrativa Shutterstock

Publicado em 13/09/2022, às 16h56   Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

Hoje, 13 de setembro, se comemora o dia da cachaça. A bebida feita da cana-de-açúcar não é a única que provem desta matéria-prima, mas com certeza é uma das bebidas mais importantes do mundo, tendo o terceiro lugar como colocação, segundo pesquisas do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC).

A produção nacional é de aproximadamente 1,3 bilhão de litros por ano, sendo que cerca de 75% são provenientes da fabricação industrial e 25%, artesanais.

Da produção nacional, apenas 1% a 2% são exportados (2,5 milhões de litros). Os principais países compradores são: Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal.

A cachaça é produzida em todos os estados, sendo os maiores produtores: São Paulo (45%), Pernambuco (12%), Ceará (11%), como fabricação industrial e Rio de Janeiro (8%), Minas Gerais (8%), Goiás (8%), Paraná (4%), Paraíba (2%) e Bahia (2%) como fabricação artesanal ou de alambique.

A crescente produção caracteriza a especialização e a inovação dos produtos ao longo dos anos, hoje elas são dividas em tipos diversos, vão variando segundo a sua maturação, podendo ser prata, ouro, premium, extra-premium e reserva especial.

Conheça cada um deles:

Prata: é a clássica que não tem coloração,

Ouro:  é armazenada ou envelhecida em madeira e apresenta alteração na coloração,

Premium: é caracterizada pelo envelhecimento podendo ter cor ou não,

Extra-premium:  é a cachaça ficou envelhecida em barris de madeira de até 700 litros por três anos ou mais

Reserva Especial: essa cachaça possui características sensoriais diferenciadas do padrão usual das outras, escolhidas e elaboradas pelo produtor. 

Segundo o produtor baiano, Raimundo Freire, da marca Kikaxassa Cachaças da Bahia, o dia de hoje é um marco de extrema importância que simboliza a Revolta da Barbalha, mas conhecida como revolta da Cachaça os donos de Engenho puderam voltar a produzir cachaça, que era conhecida como a bebida da terra.

"Ela havia sido proibida de ser produzida porque estava incomodando as importações de vinho e bagaceira que vinham do reino. Essa data é para lembrarmos que a cachaça já era um produto de qualidade desde aquela época", relembra.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp