BNews Agro

Dia Internacional do Arroz: Abiarroz destaca importância do cereal para consumo e exportação

Pixabay
O Brasil tem qualidade e volume suficiente para contribuir na garantia do fornecimento de arroz ao mercado mundial  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 31/10/2022, às 18h33   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O Dia Internacional do Arroz é comemorado nesta segunda-feira (31) e no que depender da produção e do abastecimento de arroz pelo Brasil, a segurança alimentar global está assegurada, diz a Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz). O Brasil tem qualidade e volume suficiente para contribuir na garantia do fornecimento ao mercado mundial. Ainda de acordo com a Abiarroz, entre 2010 e 2019 o Brasil reduziu em quase 40% a emissão de gás metano na produção de arroz.

“Além de possuirmos estoques excedentes para exportar, temos condições de aumentar a produção, hoje estimada em cerca de 10,8 milhões de toneladas, caso haja maior demanda dos países importadores”, diz a Abiarroz, Carolina Matos, gerente de Exportação da Abiarroz que faz questão de destacar a eficiência e a modernidade do parque da indústria brasileira de arroz.

A Abiarroz alerta, entretanto, que o cenário de dificuldades criado pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia e as consequências da pandemia da covid-19 impõem a necessidade de avançar nas negociações comerciais para evitar riscos à segurança alimentar global, especialmente nos países mais pobres. Segundo ela, é necessário atualizar regras de comércio para melhorar o ambiente de negócios no mercado mundial e promover o desenvolvimento sustentável em todas as suas vertentes.

“O Brasil é um grande produtor de arroz e player no comércio internacional. Temos que ampliar a nossa visibilidade no exterior e divulgar nossos produtos e práticas sustentáveis para levar mais arroz para o mundo e contribuir para a segurança alimentar”, reforça Andressa Silva, diretora executiva da Abiarroz.

Segundo ela, as importações de arroz devem crescer significantemente na África, principalmente na Nigéria, o qual deve se tornar o maior importador de arroz no continente. Países da África e da Ásia tendem a ficar mais dependentes de importações de cereais ao longo da década. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp