BNews Agro

Embrapa divulga três cultivares de amendoim na Agrishow 2023

Empraba/Sergio Cobel
Novas cultivares possibilita maior conservação de suas qualidades naturais após colheita  |   Bnews - Divulgação Empraba/Sergio Cobel

Publicado em 03/05/2023, às 20h02   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A Empraba lançou, na última segunda-feira (1º), durante o Agrishow 2023, três novas cultivares de amendoim do tipo rasteiro (Runner), direcionadas para atender a indústria de alimentos, além de possibilitar a exportação in natura e na fabricação do óleo bruto.
A apresentação aconteceu durante a feira internacional de tecnologia agrícola, com sua edição em Ribeirão Preto (SP). As novas cultivares são portadoras da característica de alto teor de ácido oleico, que possibilita que os grãos conservem suas qualidades naturais por mais tempo depois da colheira, garantindo maior vida útil de prateleira.
Segundo a coordenadora do Programa de Melhoramento do Amendoim da Embrapa, pesquisadora Taís Suassuna, as cultivares de amendoim alto oleico da Embrapa têm apresentado excelentes produtividades e adaptação ao cultivo no estado de São Paulo, comprovadas pelos diversos parceiros do programa.
“O amendoim é uma cultura que tem oferecido excelente remuneração aos produtores, em função dos preços elevados nos mercados interno e externo nos últimos anos, motivando a expansão da área de cultivo tanto no estado de São Paulo quanto em outras regiões produtoras de grãos no Brasil”, explicou.
Confira as características das cultivares de amendoim:
BRS 421 OL
Tem um excelente padrão de grãos, de tamanho grande e formato alongados, com possibilidade de 70% retidos na peneira 38/42, o maior tamanho do mercado, conferindo ótimo rendimento industrial. É ideal para consumo in natura com ou sem película, grãos tostados e alimentos industrializados à base de amendoim, como doces, confeitados, entre outros.
BRS 423 OL
Com elevado potencial produtivo e com ciclo precoce, é moderadamente suscetível às principais doenças foliares causadas por fungos e moderadamente resistente às viroses. Predominância de grãos médios/grandes com distribuição predominante nas peneiras 38/42 e 40/50, no formato arredondado, que permite o destino dos grãos para os mercados de in natura e confeitos de grãos inteiros (mercados interno e externo) e de outros produtos à base de amendoim (paçoca, pasta, doces, etc).
BRS 425 OL
Tem um ciclo médio, com tamanhos de grãos médios, predominantemente nas peneiras 40/50, de formato arredondados, requisitados no mercado de drageados (revestidos). Boa opção para a indústria de produção de óleo de amendoim devido a sua porcentagem um pouco acima das anteriores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp