BNews Agro

Gripe aviária: Mesmo com exportações de aves para o Japão suspensas, impacto é controlado

Cristiano Estrela/Governo de Santa Catarina
Apenas 3% das exportações de aves para o Japão têm origem no estado, o que ameniza o impacto da suspensão  |   Bnews - Divulgação Cristiano Estrela/Governo de Santa Catarina

Publicado em 20/07/2023, às 16h11 - Atualizado às 16h12   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

O Japão decidiu suspender temporariamente a importação de aves de Santa Catarina, após um caso de gripe aviária confirmado. A decisão preocupou o setor avícola brasileiro.

Porém, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o impacto na economia será pequeno, graças ao redirecionamento dos produtos para outros estados brasileiros ou países habilitados para importação.

Apesar de Santa Catarina ser o segundo maior produtor de frango no Brasil, apenas 3% das exportações desse produto para o Japão têm origem no estado, o que ameniza o impacto da suspensão.

A ABPA sugeriu redirecionar parte da produção que é exportada para ao Japão para outros estados brasileiros ou países habilitados para importação, o que pode contribuir para manter a estabilidade no setor avícola brasileiro.

A exportação de frango de Santa Catarina para o Japão representa cerca de 4% das exportações totais do Brasil e 40% do volume destinado ao país asiático. O Japão importa aproximadamente 300 mil toneladas por ano de Santa Catarina, o equivalente a cerca de US$ 900 milhões nos preços atuais.

Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul podem ser as principais opções de compensação do Japão.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp