BNews Agro

Método da Embrapa transforma dejetos de porcos em energia elétrica e água de reúso; saiba como

Divulgação / Freepik
Método minimiza o impacto ambiental nas fazendas  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 20/11/2023, às 12h31 - Atualizado às 12h51   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Novo sistema, criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) transforma os dejetos de porcos em energia elétrica e água de reúso.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Denominado de Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrates), o método também converte os resíduos em adubo”, conforme explica reportagem do g1.

“Ele foi instalado em uma granja no município de Videira, em Santa Catarina (SC), e teve um custo de cerca de R$ 3,5 milhões”, revela a reportagem.

Segundo  a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o processo se baseia na separação física dos sólidos grosseiros e partículas discretas, seguida da biodigestão anaeróbia para remoção do carbono, remoção biológica do nitrogênio, e remoção química do fósforo.

Ele pode ser aplicado de maneira modular de acordo com as necessidades da granja, ou seja, módulo BIO + módulo N + módulo P).  

"A geração de biogás obtida no módulo BIO pode ser utilizada como fonte de calor ou energia elétrica, reduzindo o requisito energético externo ao sistema produtivo. O fósforo extraído é de alta pureza e apresenta um bom valor fertilizante. A eficiência de remoção de nitrogênio neste sistema é superior a 88%", explica o órgão.

De acordo com a Embrapa, o processo minimiza o impacto ambiental nas fazendas, reduzindo-se a área de solo necessária para disposição e possibilitando o lançamento do efluente final em corpos hídricos receptores.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp