BNews Agro

Novo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro pretende transformar Conab

José Cruz/Agência Brasil
Carlos Fávaro afirmou que a reformulação da Conab é uma prioridade  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 02/01/2023, às 11h24   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o comando do Ministério da Agricultura em seu governo, Carlos Fávaro, foi enfático ao afirmar que pretende realizar uma transformação na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a Reuters, o titular da pasta informou que o órgão deve passar a ser uma espécie de departamento semelhante ao da Agricultura dos Estados Unidos.

Depois de assumir o cargo nesta segunda-feira (2), Fávaro deve dar início às modificações no Ministério da Agricultura, entre elas, a implementação dos estoques de alimentos básicos como milho, arroz e feijão, que devem ser retomados com o objetivo de combater a fome no País. A Conab será utilizada como suporte na execução dessa estratégia.

Ainda segundo o novo ministro, a reformulação da Companhia Nacional de Abastecimento é uma prioridade em sua gestão. A meta é transformar o órgão em “uma agência de informações” responsável pela divulgação de dados importantes na orientação dos agentes do mercado.

A Conab deve iniciar o mais breve possível a divulgação dos relatórios sobre tópicos como os estoques de safras e vendas antecipadas, estratégia, que no momento, não é praticada pelo órgão. A companhia também passará a disponibilizar dados mais detalhados sobre exportações e previsões relacionadas ao clima.

Até então, a Conab costumava divulgar apenas dados sobre previsão de safra. No entanto, de acordo com Fávaro, para a agroindústria, é necessário saber a quantidade de itens comercializados e quanto será exportado.

“Quando as empresas nacionais ficam sem esta informação… elas vão perceber só lá na entressafra que o milho disponível já não é mais suficiente”, declarou em entrevista à agência internacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp