BNews Agro

Preferência pelo cultivo de soja e milho fez cair a produção de arroz e de feijão no país

Divulgação
Enquanto a produção de arroz e de feijão caiu, a da soja cresceu 159% e a do milho 138%  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 30/04/2023, às 17h37


FacebookTwitterWhatsApp

O cultivo de soja e milho fez cair muito a produção de arroz e de feijão no país. A conta do mercado está cara, mesmo se você ficar no feijão com arroz. Enquanto a produção de arroz e de feijão caiu, a da soja cresceu 159% e a do milho 138%.

Tudo o que a gente compra obedece a mesma regra: quando tem de sobra, o preço cai. Quando falta no mercado, fica mais caro. E nos últimos 16 anos, a produção de arroz diminuiu 11% no Brasil. A de feijão caiu 21%.

O outro lado dessa história não aparece nas gôndolas, nem nas etiquetas de preço. Ao longo dos anos, as plantações de arroz e feijão vêm sendo substituídas por outros produtos, principalmente milho e soja. Mas, os preços não caem nos supermercados, porque o destino desses grãos é outro.

Desde o início dos anos 2000, a demanda pela nossa produção de milho e soja cresceu no mundo inteiro. Vão para as indústrias de alimentos, de ração animal, de combustível. E o agricultor sabe que, quanto mais o produto é disputado, mais o comprador está disposto a pagar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp