BNews Agro

Produtores investem em cobertura de pomares para proteger frutas da chuva e mal tempo

Divulgação/Embrapa
Os investimentos em tecnologia têm ajudado a melhorar a produtividade dos pomares que passaram a ficar totalmente cobertos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Embrapa

Publicado em 25/12/2022, às 12h38   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Para evitar problemas com o mal tempo, a solução encontrada por produtores de frutas da região de Curitiba foi cobrir o pomar inteiro. Os investimentos em tecnologia têm ajudado a melhorar a produtividade dos espaços de cultivo que passaram a ficar totalmente cobertos. Os resultados já foram constatados na propriedade do fruticultor Gilberto Olchel, em Araucária. Segundo ele, a colheita de pêssegos chegou a cem toneladas neste ano. Até janeiro, ele espera colher 200 toneladas de ameixa. Um aumento de 50% em relação ao ano passado, graças a cobertura dos pomares.

“Este ano a safra de ameixa está excelente. Tivemos problemas com algumas doenças, mas a gente tem monitorado. Em 2019 tivemos uma super safra, 2020 diminuiu um pouco. E a tendência para esse ano é colher uma safra cheia”, comenta. A família trabalha com frutas há 20 anos e toda a produção é vendida em Curitiba e Região Metropolitana.

Também em Araucária, Waldomiro Gayer Neto produz ameixas na propriedade que pertence à família há mais de 100 anos. São 29 hectares de pomar e toda produção tem muita tecnologia. Telas cobrem uma área de 280 mil metros quadrados e protegem as plantas de chuva de granizo. Elas foram instaladas depois que eles perderam quase toda a produção em uma forte tempestade de granizo há alguns anos. “Ela é fundamental para que você consiga produzir hoje com qualidade, porque é uma fruta muito sensível. Qualquer pedra que caia vai danificar”, diz. O fruticultor conta que a expectativa é produzir mil toneladas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp