Entrevista

Infectologista da SMS fala sobre possibilidade de falta de remédio usado para intubação de pacientes de Covid-19

Reprodução
"O prefeito está se preocupando com uma situação que poderá acontecer daqui a dez dias", disse a infectologista Adielma Izarala  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/03/2021, às 13h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A infectologista Adielma Izarala, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), falou ao programa Balanço Geral Tarde, da RecordTV Itapoan sobre a possibilidade da falta na rede municipal de um analgésico usado para realiar a intubação de pacientes graves com Covid-19. 

"Toda UTI precisa uma medicação para intubar e outra pra manter o paciente sedado. A gente está passando por um problema no Brasil por falta de insumos e há uma preocupação da prefeitura para resolver isso", disse. 

Adielma relatou que essa escassez de insumos foi causada pela alta demanda: "Tem influencia direta da população, porque quanto mais casos, mais pacientes graves e mais uso da medicação. O prefeito está se preocupando com uma situação que poderá acontecer daqui a dez dias".

Com relação às medidas necessárias para conter o avanço da Covid-19, a infectologista explicou: "Tem a vacinação em massa, não aglomerar, manter o distanciamento, lavar as mãos". Ainda segundo a médica, sem essas mdedias fica muito difícil de controlar a pandemia, que se transmite por via respiratoria, onde a orientação é "usar máscara, mas as pessoas nao usam". 

Outro fator abordado na entrevista foi a desobediência da população. "As medidas instituídas nem sempre população obedece. Vocês tem noticiado festas, paredões. Quando as medidas são cumpridas, a gente até percebe uma redução dos novos casos. Mas os casos graves eles podem acontecer até 25 dias depois", explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp