BNews Folia

Vovô do Ilê revela queda de 70 % na arrecadação no Carnaval de 2016

Publicado em 06/02/2016, às 18h58   Aparecido Silva, Luiz Fernando Lima e Marivaldo Filho


FacebookTwitterWhatsApp

Além da crise econômica, que reflete diretamente no Carnaval, o presidente do Ilê Aiyê, Vovô do Ilê, revelou à reportagem do Bocão News, antes da saída do bloco, neste sábado (6), uma queda de arrecadação de aproximadamente 70% este ano em relação à folia de 2015.

A diminuição do patrocínio por parte da Petrobras, de acordo com Vovô, foi muito sentida, apesar do apoio dado pela prefeitura de Salvador e do governo do estado.

"Tivemos que utilizar da criatividade para encontrar soluções.  Foi muito difícil, mas tivemos que nos adaptar. A prefeitura e o governo do estado, mesmo que timidamente, nos ajudaram. Tivemos uma queda de arrecadação de cerca de 70% em comparação ao ano passado, mesmo com a ajuda da Petrobras e da Caixa Econômica Federal. Desde as roupas até na parte da festa essa diminuição foi muito sentida", relatou Vovô.

Em 2015, o bloco saiu com 1,5 mil associados. Este ano o número caiu para mil. Vovô defende uma maior consciência no consumo.

"A comunidade negra nos EUA é menor que a nossa e consegue algumas vitórias que precisamos ter aqui. Por que a cervejaria não investe? Porque sabe que a bebida vai ser consumida de qualquer forma. Sabe que tem gente que briga por marca de cerveja. Shopping, bandeira de cartão de crédito.  Enfim,  a gente sabe que eles não investem e não fazem nada".

A cruzada é antiga e pouco evoluiu nos últimos anos.

O líder do bloco ao falar de política voltou a defender a candidatura de negros à prefeitura de Salvador. "Poder é bom e eu também quero, né? Muito se fala de candidaturas de negros, mas no momento decisivo, as chapas majoritárias competitivas são sempre formadas por brancos", lamentou.

Sobre a morte de um homem após o ensaio do bloco, na semana passada, Vovô garantiu que a comunidade já superou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp