BNews Folia

Coordenador da Transalvador esclarece acesso do Uber aos circuitos do Carnaval

Publicado em 16/09/2016, às 06h59   Tiago Di Araujo



A polêmica do Uber continua em Salvador e há grande expectativa dos usuários como o serviço funcionará no Carnaval, já que até o momento, é considerado como transporte clandestino pela Secretaria de Mobilidade e Prefeitura de Salvador. Na manhã desta quinta-feira (15), durante o IV Fórum do Carnaval de Salvador, no Clube Espanhol, promovido pelo Conselho Municipal de Carnaval, a reportagem do Bocão News abordou o assunto junto à Transalvador. 
Em entrevista, o coordenador de Planejamento do Carnaval da Transalvador, Janivaldo Rosário, esclareceu como está sendo tratada a questão no órgão, diante das determinações da gestão municipal. "Ele é limitado às barreiras onde veículos não credenciados tem acesso. O Uber será dessa forma, a não ser que até o Carnaval seja regulamentado, mas hoje a realidade é outra, o acesso é o mesmo para veículo não credenciado".
Questionado sobre a possibilidade de cadastramento para atuar como serviço de transporte para população, o representante do órgão de trânsito excluiu tal alternativa. "O credenciamento é para veículos de moradores e o transporte tem suas limitações. Dessa forma, dificilmente teremos como credenciar o Uber se não houver uma regulamentação na Câmara Municipal". 
Rosário comparou o caso à situação dos mototaxistas. "É como tratamos hoje os mototaxistas, enxergamos o problema, tratamos como veículo comum, embora ele faça a atividade de transporte, pois não fiscalizamos a atividade, e sim, a circulação de veículos, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Essa é a posição da Transalvador", enfatizou. 
Sobre as ações do órgão para o Carnaval 2017, o coordenador garantiu que há um projeto novo, mas que ainda não pode ser detalhado. Porém, deixou claro que medidas tomadas neste ano, que ajudaram a fluidez do trânsito, serão repetidas no próximo ano, como por exemplo, zoneamento no entorno dos circuitos através de adesivos cedidos aos moradores da área, estacionamento em shoppings, faixa exclusiva para ônibus e táxis, criação de linhas de ônibus, entre outras. 

Publicada originalmente dia 15

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp