BNews Folia

Ilê Aiyê homenageia o centenário de Mandela durante três dias de Carnaval

Reprodução
Bloco afro desfila nos circuitos Mãe Hilda (sábado) e Osmar (segunda e terça)   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 05/02/2018, às 16h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nelson Mandela será homenageado durante o desfile do bloco afro mais antigo do Brasil no Carnaval de Salvador. Com o tema "Mandela. A Azânia celebra o centenário de seu Madiba", este ano, o Ilê Aiyê lança seu olhar, mais uma vez, para África e direciona seus três dias de desfile para ressaltar a importância e contribuição desta personalidade que é tida com Pai da Nação. "Não se trata de um homem normal. Mandela é uma instituição que merece ser celebrada diariamente", destaca Antonio Carlos Vovô, presidente do Ilê.

O desfile começa no sábado (10), com a sua tradicional saída no Curuzu, no circuito Mãe Hilda (ladeira do Curuzu ao Plano Inclinado da Liberdade). O tradicional cortejo acontece às 21h, com concentração a partir das 20h, em meio a uma cerimônia religiosa presidida pela mãe de santo Hildelice Benta, ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu. Logo após a chegada no Plano Inclinado, o bloco segue para o Corredor da Vitória, onde inicia o seu primeiro desfile no circuito Osmar (Campo Grande), às 2h da madrugada do domingo (11), em direção a Praça da Piedade.

Já na segunda (12) e na terça-feira (13) de Carnaval, o Ilê Aiyê leva o seu espetáculo cênico-musical para o circuito Osmar. Comandado pelo som marcante da Band'Aiyê, o bloco sai acompanhado de um cortejo comemorativo ao tema do Carnaval com destaque para a chegada do carro que se transforma em um verdadeiro altar para a recém-eleita Deusa do Ébano 2018, Jéssica Nascimento. Este ano, mais uma vez, a Deusa vem acompanhada das princesas. As eleitas foram Milena Sampaio Nascimento (2º lugar) e Lorena Matos dos Santos (3º lugar).

Em seguida quem toma a avenida é a ala de canto do Ilê Aiyê com os seus quatro vocalistas: Jauncy Ojum Bará, Iracema Kilyanne, Iana Marucha e Juarez, que neste Carnaval convidam Graça Onasilê (ex-vocalista do Ilê) e Dhanda da Hora (ex-dançarina do Ilê). Para fechar o desfile à altura, o Ilê leva para Avenida 60 músicos que vão compor a ala de percussão da sua luxuosa Band'Aiyê.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp