BNews Folia

Cerca de 250 mil postos de trabalhos temporários serão gerados no Carnaval 2019

Reprodução
De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), 10 mil vendedores informais serão beneficiados no período, através da concessão de cerca de duas mil licenças  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/02/2019, às 16h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) calcula que cerca de 250 mil postos de trabalho diretos e indiretos serão gerados para o Carnaval de Salvador deste ano de 2019. 

O titular da Secult, Claudio Tinoco, afirmou que os preparativos que antecedem aos festejos carnavalescos já vêm proporcionado impulsionando a movimentação financeira da capital. 

Dos motoristas de trios aos operadores de som e iluminação. Dos responsáveis pela montagem e desmontagem dos camarotes e estruturas instalados nos circuitos até quem confecciona abadás e fantasias. Aos que atuam nas centrais de vendas de blocos às baianas de acarajé espalhadas em cada canto da avenida. A demanda de contratação é grande, segundo a pasta.

De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), 10 mil vendedores informais serão beneficiados no período, através da concessão de cerca de duas mil licenças.

Entre outros agentes geradores de emprego temporários para o Carnaval, aproximadamente 10 mil pessoas, entre servidores, terceirizados e contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) atuarão nos 22 órgãos que estarão envolvidos na organização da festa. 

Empresas e estabelecimentos como bares, restaurantes e hotéis localizados na chamada linha turística, entre Itapuã ao Pelourinho, também aumentaram efetivo.

Movimentação turística

São esperados 800 mil turistas durante o Carnaval, sendo 403 mil do interior da Bahia, 267 mil de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Sergipe, e mais 130 mil de países como Argentina, França, Itália, Portugal e Alemanha. Entre a quarta-feira (27 de fevereiro) e a segunda-feira de Carnaval (4 de março), navios de cruzeiro trarão 12.942 turistas para aproveitar a folia na cidade. Estão previstos 9.879 voos para o período de fevereiro e março no aeroporto de Salvador, sendo 4.939 pousos, com capacidade de atender a 768.311 passageiros.

Os números divulgados pela Secult apontam um crescimento de 3,3% na movimentação econômica, em comparação ao mesmo período do ano passado, com a circulação de R$ 1,8 bilhão. Os gastos estimados dizem respeito à passagem, hospedagem, vestimentas do carnaval, alimentação, bebidas, compras e transporte, dentre outros.

Os hotéis inseridos no circuito da festa esperam ocupação máxima, e aqueles mais afastados projetam algo próximo disso, entre 90% e 95% de leitos ocupados durante a folia momesca. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp