BNews Folia

Tinoco defende formato atual do Carnaval de Salvador

Fernanda Chagas
Para ele, a folia tem um padrão, mas apresenta um movimento muito próprio  |   Bnews - Divulgação Fernanda Chagas

Publicado em 04/03/2019, às 15h44   Fernanda Chagas e Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário municipal de Turismo, Cláudio Tinoco, voltou a defender o formato atual do Carnaval de Salvador e as festas pré-carnavalescas. Para ele, a folia tem um padrão, mas apresenta um movimento muito próprio.

“Este ano, a festa em março faz com que a gente possa ter mais pessoas na cidade, moradores de Salvador que estão dispostos a brincar o Carnaval. A gente tem que lembrar que as férias infantis já se encerraram e as famílias estão aqui na cidade. Então, há uma propensão maior de as pessoas brincarem a festa aqui e isso vai dando, logicamente, um crescimento. Evidente que o crescimento de turistas é um fator que também levamos em consideração, em virtude da atratividade da festa”, justificou o secretário sobre o número crescente de foliões nas ruas. 

Tinoco disse que a prefeitura precisará analisar a questão do equilíbrio entre os circuitos. Segundo ele, a gestão municipal tem se esforçado para trazer atrações para o Centro, a fim de equilibrar e fortalecer o circuito. “Às vezes, isso não acontece porque o folião, em determinados dias e horários, decide concentrar na Barra. A gente está pronto para fazer qualquer intervenção necessária. Agora, não podemos pensar ainda em ampliar circuito ou tirar o do Centro. Além disso, o Carnaval não precisa de outro circuito, pois também já temos nos bairros e muitos espaços sendo ocupados”, avisou o secretário. 

Sobre a possibilidade de diminuir os dias de festa, como foi sugerido pelo Governo Estadual, Tinoco disse que o prefeito ACM Neto “já deu a dica”: depende do povo ou do folião, e não por vontade do governante. “Por isso, é que a prefeitura faz pesquisas”, acrescentou.

Para a festa de 2020, ele garantiu que haverá a requalificação de trechos dos circuitos, para trazer novos cenários e mais espaço para os foliões. Para isso, o desafio da gestão municipal será voltar a elaborar a planta do Carnaval para desobstruir as vias dos circuitos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp