BNews Folia

Secretário de Mobilidade Urbana cogita rodízio de veículos particulares para o Carnaval de 2021

Luiz Felipe Fernandez/BNews
Fábio Mota ressaltou o grande número de motoristas por aplicativo  |   Bnews - Divulgação Luiz Felipe Fernandez/BNews

Publicado em 25/02/2020, às 14h31   Luiz Felipe Fernandez e Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, cogitou, nesta terça-feira (25), que se faça um rodízio de veículos particulares, no Carnaval de Salvador, em 2021. A declaração foi dada durante entrevista à imprensa no Campo Grande.

"Eu acho que diante do quadro e da questão dos aplicativos, isso [necessidade de rodízio] ficou iminente. Os problemas que nós tivemos de mobilidade foram gerados pela quantidade excessiva de carros particulares fazendo transporte [...] eu acho que não tem outra alternativa com relação a você procurar uma medida no intuito de um rodizio, no intuito de zonas e restrições para carros particulares ", afirmou Mota.

O secretário ressaltou, que durante o Carnaval, a média de motoristas por aplicativo operando dobrou. "Se durante o ano, você tem a média de 30 mil motoristas por aplicativo, nesse Carnaval, com toda certeza, você tem o dobro disso circulando", declarou.

Mota garantiu que os problemas de mobilidade só não foram piores, por conta das barreiras e tags implementadas pela prefeitura. "Isso deu fluidez dentro da área de restrição, até porque só quem teve acesso foram as motos e os táxis credenciados, isso permitiu que a gente conseguisse sobreviver a questão dos aplicativos", ressaltou.

Questionado pelo BNews quanto aos motoristas clandestinos realizando transporte, o secretário defendeu a necessidade da regulamentação dos motoristas por aplicativo.  

"Como os aplicativos não estão regulamentados, ainda não se sabe quem é aplicativo e quem é clandestino, isso será resolvido em março agora, quando publicarmos a regulamentação dos aplicativos, o que temos na verdade, é uma lei autorizando a regulamentação, nós temos um prazo de 120 dias, mas vamos fazer isso antes", afirmou. 

Vale lembrar que os vereadores aprovaram, em novembro do ano passado, o projeto de lei que regulamenta a atuação dos motoristas por aplicativo, mantendo os vetos do prefeito ACM Neto (DEM).

Mota ressaltou que com a regulamentação, a secretária passará a ter acesso ao cadastro dos operadores, assim, facilitando para identificar motoristas clandestinos. "Quando tiver o cadastro, que o cidadão for ter que fazer a vistoria e colocar o selo, fica mais fácil para fiscalizar e fazer as ações necessárias", garantiu.

Ainda sobre a regulamentação dos motoristas por aplicativo, o secretário negou que exista má vontade da prefeitura com os operadores.

"É um assunto complexo, não é fácil. Demorou muito tempo na Câmara, passou mais de um ano e meio sendo discutida. Você não tem ainda 30 dias que foi aprovada, não pode pegar uma lei que foi discutida por tanto tempo e regulamentar em 30 dias [...] por ser um assunto de relevância e importância para a cidade, você precisa fazer e fazer bem feito. É isso que estamos fazendo", ressaltou Mota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp