BNews Folia

Pedro Costa minimiza disputa judicial pelo Conselho do Carnaval

Imagem Pedro Costa minimiza disputa judicial pelo Conselho do Carnaval
Em entrevista ao Bocão News, presidente da chapa única para eleição da entidade fala sobre desafios da gestão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/05/2012, às 07h13   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Após a morte do ex-presidente Fernando Boulhosa, foi convocada novas eleições para definir a diretoria do Conselho Municipal do Carnaval de Salvador. O comandante da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Pedro Costa, capitaneia a chapa única que se inscreveu para o pleito que seria realizado nesta terça-feira (15). 

Uma liminar da 5ª Vara da Fazenda Pública da capital suspendeu as eleições do Conselho do Carnaval e da coordenação executiva da festa. A decisão foi fruto de uma ação de 130 entidades carnavalescas contra a prefeitura da capital.

Após a confirmação do adiamento da eleição, o Bocão News entrevistou o presidente da chapa única, Pedro Costa, que falou sobre o imbróglio judicial, os desafios para os próximos carnavais e a expectativa de deliberar sobre a maior festa popular do mundo.

Bocão News: Uma ação movida por entidades carnavalescas questiona a legalidade do processo eleitoral, que causou o adiamento das eleições do Conselho. As entidades alegam que não foi obedecido o regimento interno da própria entidade. Diante disso, qual é a postura da chapa?

Pedro Costa: Isso não existe. Ninguém se manifestou contra. Fizemos tudo de acordo com o estatuto: foram convocadas reuniões, obedecidos todos os prazos e essas ações foram amplamente divulgadas em imprensa. Além disso, existe uma liminar que determina a minha permanência na presidência do Conselho Municipal do Carnaval.

BN: O que o senhor considera o maior desafio do carnaval de Salvador?

Pedro Costa: A nossa grande proposta fazer uma gestão democrática com a participação democrática das entidades e da população. O fortalecimento das entidades carnavalescas também é muito importante. Hoje, já temos um carnaval profissional, com estrutura. Pretendemos dar sequência ao trabalho e fazer um carnaval forte em todos os circuitos, igualitário e marcado pela democracia.

BN: Essa democracia a que o senhor se refere passa pelo fortalecimento do carnaval dos bairros?

Pedro Castro: Claro que passa. Queremos fazer uma distribuição justa da festa por vários locais de Salvador. E, para isso, precisamos fortalecer o carnaval dos bairros, oferecendo atrações de qualidade e uma estrutura qualificada para quem preferir curtir a festa longe dos principais circuitos da folia.


BN: Na opinião do senhor, qual é o ponto mais deficiente do carnaval de Salvador?

Pedro Castro: Sem dúvidas, é a distribuição do carnaval pelos circuitos. Eu explico: a festa não tem a mesma condição se formos comparar os circuitos Batatinha e do Campo Grande, em relação ao Barra/Ondina, por exemplo, tanto com relação à infraestrutura, quanto às atrações. A estrutura do Batatinha e do Campo Grande não está no mesmo nível, mas isso não é porque alguém escolheu que fosse assim. É da própria estrutura dos locais.


BN: E o que pode ser feito para equilibrar o carnaval entre os circuitos?

Pedro Castro: É isso. Precisamos, na medida do possível, trazer atrações de qualidade e estrutura para os circuitos do Campo Grande e do Batatinha. Precisamos também ouvir o povo, as entidades, provocar os debates para que cheguemos a um carnaval mais igualitário e bom para todos.


BN: Recentemente, muito se questionou sobre a ordem de desfile dos trios. O senhor considera justo o atual modelo?

Pedro Castro: Quem criou esse atual formato foi muito feliz. Acho muito justo que sejam privilegiados os blocos mais antigos, mais tradicionais e que mais contribuíram para nossa festa. Isso não quer dizer que vai ser assim para sempre. Mas, por enquanto, esse modelo está funcionando. Futuramente, se acharmos que o melhor poderá ser mudar esse formato, vamos pensar e discutir democraticamente o melhor modelo de apresentação dos blocos.


BN: Qual é a sua expectativa para os próximos carnavais?

Pedro Castro: Pretendemos fazer uma festa bonita e para todos. O carnaval de Salvador exige que permaneçamos sempre repensando ações e estratégias para fortalecer a festa. O Conselho Municipal do Carnaval é o fórum para essas discussões. Com a entidade forte, quem ganha é o Carnaval de Salvador, e consequentemente, a cidade.


Fotos: Rodrigo Soares

Originalmente publicada no dia 15 de maio de 2012, às 17h55

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp