BNews Folia

Exames de HIV, Sífilis e Hepatites já ultrapassam 1.600 no Carnaval

Publicado em 11/02/2013, às 22h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Até a noite deste domingo, os postos do Fique Sabendo montados nos circuitos do Carnaval pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registraram a realização de 1.636 exames para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, que corresponde ao comparecimento de 409 pessoas, sendo 213 do sexo masculino e 196 do sexo feminino. Destes, seis foram diagnosticados com HIV positivo; 23 reagentes para sífilis; quatro casos de Hepatite C e um de Hepatite B.

A unidade do Fique Sabendo instalada na Barra (656) lidera o número de realização de testes rápidos, seguida da localizada no Pelourinho (600) e da Liberdade (380). Chama atenção o grande número de reagentes positivos para Sífilis, doença infecciosa adquirida por relação sexual desprotegida com outra pessoa contaminada (sífilis adquirida) ou através da transmissão da bactéria da mãe para o bebê durante a gravidez (sífilis congênita). O Fique Sabendo funciona nos circuitos da folia até esta terça-feira (12), das 9h às 17h.

Intoxicação - Neste Carnaval, o número de atendimentos por intoxicações exógenas nos módulos de assistência à saúde montados pela Prefeitura nos circuitos da folia registrou um aumento de 15,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Desde a última quinta-feira até a manhã de hoje (11), foram contabilizados 487 casos, ficando atrás apenas dos atendimentos realizados em consequência das agressões físicas, que totalizaram 865. O circuito Dodô responde pela maior incidência de casos, 386 registros, com destaque para o Módulo instalado na Sabino Silva, com 133 atendimentos.

Pesquisa do Ministério da Saúde (Vigitel) revelou em 2011 que Salvador é a capital brasileira onde mais se consume bebida alcoólica de forma excessiva, alem das soteropolitanas serem as mulheres que mais bebem em todo o país. Já os homens da capital baiana ocupam o segundo lugar, atrás apenas dos de Teresina.

A ingestão de álcool etílico (etanol) é seguida de rápida absorção gastrointestinal, provocando vários níveis de depressão do sistema nervoso central e alterações do comportamento. Altas doses podem levar inclusive ao coma alcoólico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp