BNews Folia

Brahma está fora do Carnaval de Salvador em 2014

Imagem Brahma está fora do Carnaval de Salvador em 2014
Schin e Itaipava devem desbancar gigante Ambev no patrocínio da folia momesca  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/07/2013, às 13h27   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Dois anos após trocar a Schincariol pela Ambev como patrocinadora do Carnaval, a prefeitura de Salvador, sob comando de ACM Neto (DEM), deve remodelar a comercialização da cota de bebida e substituir a Brahma por duas fabricantes, com a perspectiva de dobrar o faturamento.

Fontes ligadas ao Bocão News revelam que as conversas estão avançadas e Schincariol e Itaipava devem explorar cada uma um circuito do Carnaval de Salvador de 2014. A informação ainda é extraoficial e só deve ser confirmada na segunda metade do segundo semestre deste ano.

Vale ressaltar que Ambev desbancou a Schin ainda em 2011 aceitando pagar a cota Sênior no valor de 4.9 milhões de reais ao ano, num acordo que deveria durar quatro anos, ou seja, seguiria até 2015. Contudo, corre que a remodelagem do Carnaval prometida e em estudo por Neto mudaria o jogo.

A ideia da nova gestão, embora não haja confirmação sobre a estratégia, é ampliar a arrecadação durante o maior evento da cidade no ano. Portanto, é preciso, segundo a fonte deste site, alcançar o limite das potencialidades de arrecadação. Neste sentido, a Ambev estaria dificultando a negociação para “dividir” o bolo que pode ser melhor explorado com duas ao invés de uma.

O argumento jurídico para uma eventual quebra de acordo ainda não foi divulgado, bem como ainda não há nenhuma pistas das cifras que envolvem a negociação. De certo, o que existe é que a Ambev é tida, no momento, como carta fora do jogo.

Em contato com o site, o secretário de Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani reiterou que não existe nenhuma definição sobre o assunto. De acordo com ele, as negociações para o Carnaval ainda são embrionárias e muito ainda deve ser discutido sobre o melhor modelo comercial para a festa.

2011

Ainda em 2011 a reportagem do Bocão News fez diversas matérias narrando a transação que culminou com a substituição da Schin pela Brahma. Vale lembrar que o Grupo instalado em Alagoinhas patrocinou o Carnaval entre os anos de 2000 e 2011.

Presidindo a Saltur à época, o agora vereador Cláudio Tinoco, comemorou o acordo com a Ambev revelando que aquela era uma demonstração de que como a folia momesca soteropolitana estava “no caminho certo. É a prova que nosso Carnaval é garantia de retorno às marcas”, declarou à reportagem.

Tinoco descreveu o que seria uma novidade naquele ano: este ano a gente inova dando exclusividade de todos os produtos para uma cota sênior. Pelo que está circulando, o próximo passo de evolução é aproveitar cada espaço para um patrocinador diferente.

Isso quer dizer que pode-se ter um Carnaval onde o circuito Barra-Ondina seja patrocinado pela Schin e o Campo Grande pela Itaipava, principais fabricantes na disputa.

Esta e outras medidas devem ser anunciadas oficialmente pela prefeitura. O que se espera é que as medidas ampliem a arrecadação municipal, carente de mecanismos para este fim. Neste sentido, é os 4.9 milhões de reais podem ser dobrados ou elevados.

O consórcio OCP/Mago é o responsável pela comercialização das cotas de patrocínio.


Nota originalmente postada às 19h do dia 16

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp