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Petrobras aumenta investimentos e patrocínios no Carnaval de Salvador

Gilberto Junior
Companhia reforça o compromisso do resgate da cultura afro-brasileira  |   Bnews - Divulgação Gilberto Junior

Publicado em 18/02/2014, às 15h40   Leonardo Santana (Twitter: @leosouzasantana)


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Na tarde desta terça-feira (18), no hotel Sheraton da Bahia, a Petrobras formalizou as ações promocionais e de patrocínio para o Carnaval de Salvador 2014. No ano em que os blocos afro completam 40 anos de participação na folia momesca da capital baiana, a Petrobras reforça o compromisso com o resgate da cultura afro-brasileira, com patrocínio às entidades carnavalescas de matriz africana.

“O carnaval de Salvador é a maior festa popular do planeta e nós, desde 2005, patrocinamos este carnaval com o resgate das tradições e manifestações, através dos blocos afros e de artistas independentes como Luiz Caldas, Moraes Moreira, Armandinho, Dodô e Osmar. Então, temos essa preocupação de fomentar a cultura do país. Este ano a gente potencializa ainda mais o patrocínio, já que elevamos o valor. Temos, historicamente, patrocinado em torno de 4 milhões de reais e este ano aumentamos para o 7 milhões de reais o valor do patrocínio”, revelou o gerente regional da Comunicação Institucional da Petrobras, Darcles Andrade.

Serão patrocinados pela Petrobras em 2014 os blocos afro Ilê Ayê, Olodum, Araketu, Male Debalê, Okambi, Muzenza, Os Negões, Bankoma e Cortejo Afro. A companhia também irá patrocinar os trios independentes tradicionais como Armandinho, Dodô e Osmar, Tripodão, Luiz Caldas e Trio do Boca.

“Aliado e associado a este patrocínio também fazemos o fornecimento do B50, que é um óleo diesel vegetal que misturado ao óleo diesel, 50% na proporção, acumulado de 2010 pra cá deixamos de emitir 250 toneladas de CO2 para o meio ambiente. Diminuímos a agressão à camada de ozônio no planeta”, ressaltou Darcles.

Além destes benefícios, a Petrobras também viabilizou a construção da sede do Ilê Ayê, chamada de Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu. “A dificuldade que os blocos afros têm de conseguir patrocínio é imensa. O Ilê Ayê foi o primeiro, desde 2001, quando começamos o processo da construção da sede temos essa parceira. Foi a Petrobras que realmente deu uma guinada muito forte para fazer um belo carnaval. A maioria destes blocos não conseguem vender fantasias, então o maior patrocínio que temos hoje é da Petrobras”, relatou o Vovô do Ilê Ayê, que também esteve presente no evento.

O carnavalesco fez questão de ressaltar a importância do patrocínio da Petrobras para os blocos afro. “Sem os patrocínios seria muito mais complicado para desfilar porque hoje temos um grupo de associados, mas as coisas ficariam difíceis. Como já aconteceu antes, quando desfilávamos e ficávamos com dívidas para o resto do ano”, finalizou o Vovô do Ilê.

Em outubro do ano passado, os blocos afro aproveitaram as comemorações dos 60 anos da Petrobras para homenagear a companhia pelas diversas ações voltadas para o resgate da auto-estima da população negra e da verdadeira história do Brasil.

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