BNews Folia

Wagner falta a lançamento de campanha antiaids

Imagem Wagner falta a lançamento de campanha antiaids
Governador não apareceu, não deu explicações e deixou ministro sozinho  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/03/2014, às 21h48   Lucas Esteves e Priscila Chammas


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jaques Wagner não apareceu na tarde deste Sábado de Carnaval no lançamento da campanha antiaids do Carnaval de Salvador e deixou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, falando sozinho para jornalistas. Em entrevista coletiva, o titular da pasta teve de se virar sozinho, mas cumpriu a missão com louvor contando com apoio do secretário estadual de Saúde, Washington Couto.
A campanha promove o teste rápido dentro da folia para que quem deseje testar o sangue para saber se tem o vírus HIV dentro de si possa ter uma resposta quase imediata. Até terça, três postos do “Fique Sabendo” vão funcionar no circuito das 9h às 21h. Os postos estão no 3º Centro de Saúde, no bairro da Liberdade, no Centro de Saúde do CAE, na Av. Carlos Gomes, e no Instituto baiano de Reabilitação, em Ondina.
Caso um folião seja detectado com HIV após o teste que dura meia hora e é totalmente sigiloso, segue para tratamento imediatamente. O ministro explicou que atualmente no brasil a AIDS apresenta estabilidade no número de casos, mas o Norte e o Nordeste apresentam preocupação para o governo devido a continuidade de contaminação. No Carnaval, há grandes chances deste número saltar devido à excepcional falta de cuidado.
“Na Bahia, são 1800 novos casos”, enumerou o ministro. Ele alega também que o grupo dos homossexuais jovens do sexo masculino estão mais propensos a se deparar com riscos de ser contaminado, mas isto não pode ser classificado como um grupo de “risco. Não podemos falar em grupo de risco, porque isso dá a impressão de que há pessoas vulneráveis e não-vulneráveis ao vírus. Mas todos são vulneráveis. Uns mais, outros menos”.

Nota originalmente publicada às 17h16

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp