BNews Folia

Diretor do Ilê cobra Governo e elogia Prefeitura

Imagem Diretor do Ilê cobra Governo e elogia Prefeitura
Edmilson das Neves quer mais apoio para ajudar no trabalho sociocultural  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/03/2014, às 06h31   Lucas Esteves e Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp


A importância do Ilê Aiyê na Liberdade e em Salvador fazem o bloco afro mais importante da Bahia merecer muito mais apoio institucional e financeiro por parte do Governo do Estado do que ocorre atualmente. Esta é a opinião do diretor do grupo Edmilson das Neves, que concedeu entrevista exclusiva ao Bocão News na noite deste Sábado de Carnaval antes do início do desfile do mais Belo dos Belos.
Apesar de não responder qual o valor do apoio que o Governo cede ao bloco e nem se houve aumento ou diminuição em relação a 2013, o diretor esclarece que o Ilê atua como um importante agente de ação sociocultural no bairro e também na cidade. Por conta disto, precisa receber mais atenção em todos os sentidos.
“A gente consegue [gerir o bloco] com recursos que temos. Posso dizer que é uma situação [financeira] estável, mas pelo tanto que o Ilê faz. Ele acaba fazendo um papel social importante que o Estado não faz. A gente tem remanescentes da historia do Ilê ainda entre nós, a gente é uma referencia educacional, cultural estrutural pro Estado. O Estado tem que dar conta disso. Tem que perceber que é parceiro”, cobrou.
Por outro lado, das Neves aliviou para a prefeitura mesmo após ela ter deixado de coletar o lixo da Ladeira do Curuzu no dia do desfile do Ilê. O diretor explica que foi uma iniciativa da agremiação trazer os órgãos municipais para dentro da comunidade em busca de ter uma melhor execução dos programas no local e que o problema da coleta já foi resolvido sem traumas.
“A prefeitura tem que vir aqui para o Curuzu para discutir o Curuzu. As instituições  têm sido parceiras. Eu não solicito, eu imponho de maneira positiva e exponho que sou parceiro. Para a prefeitura estar bem, a Liberdade tem que estar bem”, resumiu. Sobre o fato de áreas do Curuzu terem grande aumento de IPTU, Edmilson das Neves torce para que a presença do bloco não seja o motivo para tal e afirma que ainda falta muito para que o local tenha um caráter de luxo.

Publicada no dia 1º de março de 2014, às 20h27

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp