BNews Folia

Carnaval de Salvador tem redução de 28% na violência

Imagem Carnaval de Salvador tem redução de 28% na violência
Balanço do governo revela folia de paz  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/03/2014, às 11h23   Redação Bocão News (twitter: bocaonews)



O Carnaval de Salvador de 2014 teve redução de 28% na violência e de 30% nas ocorrências registradas no sistema de saúde. Os números foram apresentados na manhã desta quarta-feira de cinzas (5), pelo governador Jaques Wagner e secretário de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, em entrevista coletiva realizada no Hotel Sheraton, no Campo Grande, em Salvador.

Ainda de acordo com o balanço do governo estadual, a produtividade policial também foi positiva com aumentou em 29%. “É uma queda no lado negativo do problema e um aumento semelhante no lado positivo. Do ponto de vista do que é competência do Estado, este foi o melhor Carnaval dos últimos oito anos. Sem dúvida nenhuma isso é fruto de um trabalho cada vez melhor das polícias, uma organização melhor da festa e uma consciência das pessoas de que o Carnaval é para brincar, e não para se brigar”, declarou o governador.

Em números, foram 828 delitos. Ano passado, foram 1.150. O governador acredita que esse trabalho tem a ver diretamente com o que ele chamou de "aumento da produtividade policial". Isso significa que a policia apreendeu e retirou mais gente do circuito que, no julgamento das autoridades, ia para o carnaval com a intenção de praticar a violência.


Maurício Barbosa ressaltou que o trabalho preventivo nos pórticos de entrada foi importante para fazer este tipo de triagem. Este tipo de prevenção, além do trabalho feito no meio do circuito, ajudou a retirar de circulação muitas armas,a maioria delas armas brancas: facas, estiletes, garrafas de vidros, espetinho de churrasco.

Ainda segundo Barbosa, é impraticável colocar policiamento preventivo em todas as entradas e saídas do carnaval. Cerca de 150 em todos os circuitos. "É impossível envelopar o carnaval de salvador. É um carnaval de rua. Para fazer isso, teria de ser um local fechado. No Rio de Janeiro fizeram o sambódromo, mas se fizéssemos isso aqui descaracterizaria a tradição do carnaval de salvador".

Foto: Gilberto Júnior | Com informações do repórter Lucas Esteves

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp