BNews Folia

Petrobras reduz poluição no carnaval de Salvador

Publicado em 03/03/2011, às 07h06   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O diesel B50 da Petrobras vai literalmente movimentar a maior festa de rua do mundo. Com autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), a empresa prepara cerca de 92 mil litros do combustível exclusivamente para abastecer o carnaval da Bahia. O B50, produto que resulta da mistura de 50% de biodiesel ao diesel, será o combustível oficial da folia em Salvador, movimentando 96 veículos, entre trios elétricos e carros de apoio.

De acordo com a estimativa da equipe técnica, o uso do combustível tradicional geraria a emissão de 285 toneladas de CO2eq (CO2 equivalente). Com o uso do biodiesel B-50, a emissão será reduzida para 214 ton de CO2eq, com economia de 71 ton de CO2eq.

Para calcular a redução da emissão de CO2 com o uso do B-50, os técnicos utilizaram valores estimados gerais, adaptando referências mundiais e considerando não apenas a emissão direta de CO2, mas também estimativas das emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida dos combustíveis. Foi usada como premissa uma economia de 50% nas emissões totais de gases de efeito estufa do Biodiesel em relação ao diesel.

Os técnicos explicam que CO2eq é a unidade que se utiliza para representar os gases de efeito estufa. Há uma tabela de conversão dos gases de efeito estufa para o CO2eq. Para o metano, por exemplo, o valor é 21. Significa que 1kg de metano equivale, em termos de aquecimento, a 21 kg de CO2. Foi considerada uma economia de 50% na emissão de Gases de efeito estufa por litro de biodiesel, ao longo do ciclo de vida.

Para a Petrobras essas práticas não são novidade. Este é o terceiro ano em que a companhia contribui para o Carnaval Sustentável de Salvador. A primeira vez, em 2008, forneceu o B5 (5% de biodiesel misturado ao diesel)e em 2010, o B20 (mistura de 20% de biodiesel ao diesel). 

O B20 foi o combustível de 90 veículos, entre trios elétricos e carros de apoio.A ação durante a festa representou a redução em cerca de 31 toneladas de CO2 na atmosfera.  Em 2008, o B5 foi responsável pela redução da emissão de oito toneladas de carbono durante o período de festa.

A logística de distribuição do combustível para os trios é organizada pela Petrobras Distribuidora em comum acordo com as entidades carnavalescas. O biodiesel utilizado para a mistura B50 foi produzido pela Usina de Biodiesel de Candeias/Ba, da Petrobras Biocombustível.

A unidade tem capacidade para produzir 217 mil litros de biodiesel, volume suficiente para abastecer quase 2/3 da demanda anual da região Nordeste com o B5.

Herança africana - Nos últimos anos, a Petrobras assumiu o compromisso de contribuir para o resgate da herança cultural africana no Brasil e para a construção de uma identidade afro-descendente. De acordo com o gerente regional da Comunicação Institucional da Petrobras, Darcles Andrade, “é importante defender e valorizar a cultura brasileira por meio de uma política de patrocínio de alcance social”.

Para atender a uma expectativa antiga dos blocos afro e contribuir com o resgate da cultura e a valorização das tradições da matriz africana, este ano o patrocínio foi ampliado de R$ 1 milhão para R$1 milhão e 650 mil. A Petrobras vai patrocinar os blocos afros Ilê Aiyê, Olodum, Male Debalê, Okambi, Muzenza e Cortejo Afro.

O objetivo da empresa é preservar a tradição histórica da cultura negra na Bahia, contribuindo para o resgate dos valores dessas entidades”, anuncia Darcles. Além do patrocínio aos blocos afro, a Petrobras vai patrocinar também o Afoxé Filhos de Gandhy e os trios elétricos Dodô e Osmar, Tripodão, Novos Baianos e Luiz Caldas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp