BNews Folia

BNews Folia: Presença de minitrio, bombeiros e helicóptero chama atenção na Barra; saiba o que rolou

Lucas Moura/Secom
Ambulâncias do Samu também acenderam alerta de quem passava pela Barra  |   Bnews - Divulgação Lucas Moura/Secom

Publicado em 09/02/2023, às 15h25   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

A presença de um minitrio elétrico, ambulâncias do Samu, helicóptero e veículos do Corpo de Bombeiros chamou a atenção de quem passava pela região do Farol da Barra na quarta-feira (8). Os pedestres não imaginavam que se tratava de uma simulação promovida pela Prefeitura de Salvador, em parceria com o Governo do Estado.

A ação foi realizada para testar a qualidade e eficácia das ações de saúde durante o Carnaval. O objetivo foi preparar os profissionais de diferentes órgãos para uma eventual ocorrência de grande porte. Estiveram presentes cerca de 60 trabalhadores e 20 personagens para simular um incêndio na casa de máquinas de um minitrio, no Circuito Dodô (Barra-Ondina), resultando em múltiplas vítimas de queimadura e outros traumas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

No total, 12 órgãos estiveram envolvidos na megaoperação simulada, a exemplo do Samu, Defesa Civil de Salvador (Codesal), Superintendência de Trânsito (Transalvador), Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar da Bahia (PM-BA). 

Na ocasião, foram avaliados o tempo de resposta do atendimento e interação das equipes de trabalho. "As equipes do município e estado já têm expertise na assistência em eventos de massa como o Carnaval, inclusive com atuações conjuntas, mas em um possível episódio com múltiplas vítimas cada segundo é fundamental. Essa articulação entre Prefeitura e Estado é de extrema importância para um serviço rápido e eficiente", afirmou a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos. 

Os pacientes, que eram atores participando do simulado, receberam os primeiros socorros no local do acidente e alguns deles foram transferidos para o módulo assistencial montado no Farol da Barra exclusivamente para a folia, funcionando como referência para encaminhamento e estabilização das primeiras vítimas.

Já os pacientes com perfil hospitalar foram direcionados para o Hospital Geral do Estado (HGE), na Vasco da Gama. Um dos momentos que mais chamaram atenção foi o da chegada do helicóptero do grupamento aéreo na areia da praia para o resgate simulado de um paciente, que precisou ser encaminhado para o Hospital Municipal de Salvador (HMS). 

Segundo a major Jamile Almeida, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, o modelo de atuação foi feito em cinco fases: iniciando pelo bloqueio e isolamento do local, partindo para a evacuação, a estabilização do cenário, o socorro e o transporte das vítimas. As equipes do Corpo de Bombeiros que atuaram foram a de combate a incêndio, as equipes de busca e salvamento e também as unidades de resgate. 

Para o Carnaval deste ano, uma grande estrutura de saúde foi preparada, envolvendo a mobilização de 1,5 mil profissionais, 115 médicos e cinco equipes de cirurgia bucomaxilofacial, que irão atuar em 5,3 mil plantões. Ao todo, serão 135 leitos, 73 ambulâncias, 12 motolâncias, duas ambulanchas, 11 módulos de saúde, 11 leitos de estabilização e dez postos da Vigilância Sanitária.

O BNews fará a cobertura completa do Carnaval de Salvador, de 16 a 21 de fevereiro. A equipe contará com mais de 50 profissionais preparados para levar o melhor conteúdo multimídia, que você poderá acompanhar no site e nas redes sociais. Para garantir a cobertura completa, o BNews contará com uma base de transmissão no Camarote Harém, além do fornecimento de internet da ITS Brasil. Acompanhe as novidades também no YouTube da BNewsTV!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp