BNews Folia

BNews Folia: Um Carnaval mais seguro? Veja números de agressões na folia

Tiago di Araújo
O último boletim médico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde informou um dado relevante sobre o Carnaval de 2023  |   Bnews - Divulgação Tiago di Araújo

Publicado em 18/02/2023, às 18h55   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

O Carnaval de Salvador é conhecido pelo soteropolitanos como uma festa que possui um alto índice de assaltos e brigas entre foliões. Entretanto, de acordo com o último último boletim médico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, a folia pode estar se encaminhado para se tornar um lugar mais tranquilo para os populares. 

Isso se deve à queda do número de agressões físicas ocorridas nas avenidas onde a festa é feita. Conforme o documento, entre as cinco horas desta sexta-feira até as cinco horas deste sábado (18), foram contabilizados 40 ocorrências que envolvam agressão física. Em 2020, último ano em que a folia foi realizada, nesse mesmo período de tempo foram registrados 155 casos. 

Segundo Ana Paulo Matos, vice-prefeito da capital baiana, por conta da redução de casos de agressão, o cidadão por usufruir de um carnaval mais harmonioso. Além disso, o sistema de saúde fica menos sobrecarregado, já que cirurgias bucomaxilofaciais e ocupação de leitos se tornam menos frequentes. 

“Em vias gerais, temos registrado uma festa mais tranquila nos circuitos. Diminuímos 74% os casos de agressão física e em 70% a realização de cirurgias de face, na maioria das vezes motivadas após envolvimento do cidadão em brigas. Essa redução é positiva em vários aspectos, principalmente quanto ao sentimento da cultura de paz na maior festa de rua do planeta. Além disso, impacta diretamente na assistência com a redução de procedimentos de média e alta complexidade, menos ocupação de leitos e sequelas nos pacientes. Seguimos como o pedido para que os foliões continuem curtindo com  responsabilidade e clima de paz ”, afirmou a gestora. 

Ainda segundo o registro, 15 pacientes necessitaram de transferência hospitalar para que fosse realizado consultas e exames mais específicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp