BNews Folia

Carnaval 2024: 'Salvador tem um apartheid muito grande', desabafa Vovô do Ilê sobre falta de investimento nos blocos afro; assista

Sergio Pedreira/BNews
Prefeitura de Salvador anunciou investimento de R$ 15 milhões para os blocos afro  |   Bnews - Divulgação Sergio Pedreira/BNews

Publicado em 10/02/2024, às 19h35   Daniela Pereira e Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Antônio Carlos Vovô, popularmente conhecido como Vovô do Ilê, fundador e presidente do Ilê Ayiê, fez fortes críticas contra a falta de investimento aos blocos afro, que completam 50 anos neste ano, durante o Carnaval de Salvador. Em entrevista concedida neste sábado (10), ele afirmou que a folia virou um "Carnanegócio". 

"Salvador é a cidade mais negra [fora da África]. Quando esses valores forem equiparados aos artistas brancos, vai ficar muito melhor. Tem incentivo, mas Salvador ainda tem um apartheid - termo que significa "separação" - muito grande, o tratamento é muito diferenciado. A gente agradece a participação da prefeitura, do governo, mas Carnaval hoje não é coisa de amador, de sair para brincar. Carnaval chama-se "carnanegócio"", desabafou.

Vovô do Ilê também celebrou os 50 anos de existência dos blocos afro. "Momento muito especial, essa transformação que o Carnaval da Bahia sofreu, com a participação mais efetiva do povo negro, é uma data para se comemorar", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp