BNews Folia

Carnaval de Salvador: Vendedores apostam em trabalho mais tranquilo no Morro do Cristo

BNews
Para os vendedores, no circuito tem mais violência  |   Bnews - Divulgação BNews
Sanny Santana e Edvaldo Sales

por Sanny Santana e Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 08/02/2024, às 18h34


FacebookTwitterWhatsApp

Se engana quem pensa que apenas os circuitos tradicionais do Carnaval de Salvador, como o Dodô (Barra/Ondina), está recheado de ambulantes. O Morro do Cristo, ponto estratégico para foliões e ambulantes, também está cheio de vendedores que chegam até mesmo com ideias inovadoras, como a venda de drinks.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Um exemplo disso é o vendedor conhecido como Zé Paloma, que trabalha há três carnavais e descobriu seu talento fazendo drinks para os foliões. “É melhor aqui no Morro do Cristo porque é o seguinte: Aqui é um camarote do pessoal mais fraco, fraco que falo é o pessoal que tem pouco dinheiro. Lá no circuito só os barões. E aqui é todo mundo: rico, pobre, branco, preto”, pontua.

Segundo ele, o local é mais tranquilo porque não tem briga. “As pessoas saem do circuito e vem descansar, deita ali na grama do Cristo, fica olhando daqui, que é o segundo camarote do Carnaval”, completa.

Quem também prefere trabalhar no Morro é David Sousa, 25, que vende cerveja. “Prefiro aqui, que não tem muito empurra-empurra, ainda mais a gente que vem para ficar tranquilo e ainda com família”, afirma.

De acordo com o ambulante, a venda no circuito é melhor no quesito financeiro, mas no Morro é mais calmo. “Tem muita diferença. Lá, a venda é melhor, aqui embaixo fica mais devagar, mas dá para tirar [uma renda] sim”.

Para Jussara, de 51 anos, o Morro do Cristo é o melhor local para se trabalhar também. Ela conta: “porque a gente que é pai e mãe de família [sabe que] aqui não tem violência, aqui é extremamente tranquilo, todo mundo trabalha aqui todo ano”.

“Eu já trabalho aqui já há 25 anos. É tranquilo. [A renda que a gente tira aqui] dá para fazer o dinheiro da matrícula, dos livros das nossas crianças, para pagar o cartão e dá para se preparar para próxima festa”, continua.

Ela disse que já vendeu no circuito, mas não gostou devido à violência. “O pessoal brigando, caindo por cima do isopor, destruindo a mercadoria da gente, aquela agonia toda, e aqui não, aqui é bem tranquilo”, completa.

Assista à transmissão do Carnaval de Salvador na BNews TV:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp