BNews Folia

Em meio a simulado no circuito Dodô, subsecretário de Segurança garante: “entregar paz e alegria” no Carnaval

Marcia Santana/ Ascom SSP
Forças de Segurança participaram de um simulado de acidentes em eventos com grandes aglomerações e múltiplas vítimas, no circuito Dodô  |   Bnews - Divulgação Marcia Santana/ Ascom SSP

FacebookTwitterWhatsApp

Órgãos estaduais e municipais integraram esforços, nesta quinta-feira (1º), para a realização de um simulado de acidentes em eventos com grandes aglomerações e múltiplas vítimas, no circuito Dodô (Barra/Ondina). "O exercício tem que se aproximar do mais real possível, para que os profissionais estejam capacitados e seja testada e azeitada toda essa máquina que envolve um evento em massa", explicou o subsecretrário de Segurança Pública da Bahia (SSP), Marcel de Oliveira.

O simulado, que contou com a integração de todas as instituições envolvidas no resgate e salvamento, foi feito para testar protocolos e reduzir o tempo resposta e garantir maior segurança para o público. O exercício apresentava 50 feridos, com diferentes lesões, após um acidente envolvendo um trio elétrico e muitos curiosos.

Essas foram algumas situações gerenciadas pelos profissionais durante o simulado. Além de combater o princípio de incêndio no veículo, vítimas de atropelamento, queimaduras e fraturas foram atendidas e encaminhadas para Hospitais Geral do Estado e Municipal, em cerca de 25 minutos, contando, inclusive, com o apoio do Graer.

Vale destacar que além dos primeiros atendimentos às vítimas, realizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a crise contou com equipes do Departamento de Polícia Técnica que iniciaram as perícias no local.

"A Secretaria da Segurança, assim como todo Governo do Estado, está amplamente preparada para entregar ao folião baiano, e aos que vêm visitar o nosso Estado, as melhores condições", disse Marcel, pouco antes de ressaltar o trabaho das forças de Segurança, que estende até o interior do estado, onde 6 cidades devem realizar a folia. "São 80 milhões investidos pela História da Bahia, apenas com a Secretaria da Segurança Pública para entregar ao folião um carnaval de paz, segurança e alegria", afirmou o suubsecretário.

Vale lembrar que a tecnlogia tem auxiliado no trabalho da SSO: "A tecnologia é inerente à eficiência do trabalho de segurança pública. A gente vai ter todas as nossas câmaras, assim como as câmaras de reconhecimento facial, que a população baiana já está conhecendo, já está habituada. Só em Salvador, são 371 câmaras, 42 portais de abordagem. Ou seja, tudo isso para maximizar a segurança do folião que vem brincar em paz e alegria na nossa folia", garantiu Oliveira.

*Com informações da SSP

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp