Olimpíadas

Brasil vence a Russia no vôlei e vai para final com a Itália

Publicado em 20/08/2016, às 07h28   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A seleção brasileira se classificou para a decisão após vencer a Rússia, nesta sexta (19), por 3 sets a 0 (parciais de 25/21, 25/20 e 25/17).
Mais cedo, os italianos passaram pelo EUA na outra semifinal por 3 sets a 2. Brasil e Itália já se enfrentaram nestes Jogos do Rio. Na primeira fase, a equipe europeia bateu os donos da casa por 3 a 1 e acabaram em primeiro lugar do grupo em que os brasileiros foram quarto.

Além da primeira fase ruim, na qual podiam ter sido eliminados em partida decisiva contra a França, os comandados de Bernardinho ainda sofreram com lesões de um terço dos jogadores (Maurício Souza, Lucão, Lipe e Lucarelli) antes de chegarem a esta final olímpica. A vitória contra os russos na semifinal valeu como revanche da decisão de Londres-2012, quando os brasileiros ficaram com a prata ao levar uma virada após estarem vencendo por 2 a 0. Agora a Rússia disputa o bronze, também no domingo, contra os EUA.

No início do jogo, duas preocupações da véspera se tornaram os destaques do Brasil. Os ponteiros Lucarelli e Lipe, que haviam deixado a vitória contra a Argentina com dores na coxa e nas costas, respectivamente, entraram como titulares.

Eles passaram a quinta-feira em tratamento à base de remédios e fisioterapia para poder jogar. E ambos foram fundamentais no primeiro set, Lucarelli pontuando e Lipe com defesas, no fundo de quadra.

O oposto brasileiro Wallace terminou a primeira parcial do jogo como maior pontuador, com oito acertos, mas teve atuação menos exuberante no restante do jogo. No segundo set, os russos ficaram à frente do placar até o 16 a 16, quando o Brasil virou. A torcida que lotou o Maracanãzinho se inflamou neste momento e a seleção conseguiu manter a vantagem até o final novamente.

"Oooo o campeão voltou", começaram a cantar os torcedores no intervalo do segundo para o terceiro set. Nos Jogos de Londres-2012, o Brasil também havia feito 2 a 0 sobre a Rússia, mas tomou a virada. Naquela oportunidade, o treinador Vladimir Alenko tirou o central Muserskiy da ponta e o colocou como oposto. Algo incomum, que deu certo. Nesta sexta, o técnico era o mesmo, mas Alenko não tem mais Muserskiy em seu elenco. Melhor para o Brasil, que desta vez nem sequer um set perdeu para os rivais.

PREVISÃO

O ponteiro Lipe já previa a final contra a Itália. Após a vitória contra a França, na primeira fase, ele disse que, nos trabalhos de mentalização que faz acompanhado de psicólogo, a decisão que imaginava no Maracanãzinho era a mesma de Atenas-2004, quando o Brasil se sagrou campeão contra os italianos. Reserva de Maurício Borges até a partida contra a França -que podia ter eliminado o Brasil ainda na primeira fase- Lipe foi muito festejado pela torcida durante a semifinal. E ele teve o nome gritado apenas pela atuação, não pela previsão acertada sobre a decisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp