BNews Pet

Estudo aponta que gatos são mais egoístas que os cachorros

Westend61/Getty Images
Bnews - Divulgação Westend61/Getty Images

Publicado em 12/03/2021, às 09h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo conduzido pela Universidade de Kyoto, no Japão, mostrou que, ao contrário dos cães, os gatos carregam um traço de personalidade peculiar, eles não evitam estranhos que se comportam mal com seus donos. As informações são da revista Veja.

Em experimento feito, um gato observou seu dono tentar abrir uma caixa, enquanto dois estranhos estavam sentados ao seu lado. O proprietário então pede ajuda a um deles. Em um teste, o estranho o ajuda na tarefa. Em outra situação, o humano se recusa a auxiliá-­lo. O outro estranho ficou sentado passivamente, sem fazer nada, nas duas situações.

Em seguida, eles ofereceram guloseimas ao felino. O gato degustou fartamente o petisco, sem mostrar preferência pela comida oferecida pelo ajudante nem recusar a dada por aquele que não quis ajudar. Os pesquisadores haviam feito o mesmo teste com cachorros, que evitaram a comida oferecida por quem não auxiliou o dono. A explicação, de acordo com os estudiosos, está atrelada à evolução das espécies. 

À reportagem, Hitomi Chijiiwa, a principal pesquisadora do estudo de Kyoto, explicou que "os cães foram capazes de se tornar parceiros cooperativos com os humanos por meio da domesticação baseada na alta sociabilidade de seu ancestral, o lobo".
Ela ainda acrescentou que "Os antepassados dos gatos, os gatos selvagens, eram caçadores solitários e, mesmo na domesticação, os felinos não foram selecionados para cooperação com humanos".

Apesar da pesquisa trazer uma informação relevante, outras experiências já mostraram que os os bichanos desenvolvem laços emocionais com seus donos. “O gato gosta do tutor, é amoroso a seu modo, que é diferente dos cães, mas seu instinto de sobrevivência fala mais alto”, explica a presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária, a veterinária Kellen Oliveira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp