BNews Pet

Agressores de animais serão obrigados a pagar pelo tratamento dos bichos no Rio

Geovana Albuquerque/Agência Distrito Federal
Bnews - Divulgação Geovana Albuquerque/Agência Distrito Federal

Publicado em 02/06/2021, às 09h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Quem cometer crime de maus-tratos contra animais deverá pagar as despesas com assistência veterinária e demais gastos decorrentes da agressão no Rio de Janeiro.A lei foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes, nesta terça-feira (1º).

Ainda de acordo com o dispositivo, o agressor terá que ressarcir a Administração Pública Municipal, no Rio de Janeiro, de todos os custos relativos aos serviços públicos de saúde veterinária prestados para o tratamento do animal. A lei de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL) já está em vigor.

Leia também
Sem dados sobre crimes de maus-tratos, Bahia caminha a passos lentos na causa dos animais

SamuVet
Ainda nesta terça-feira, o gestor municipal sancionou um projeto que cria o serviço de SamuVet, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária. O atendimento será feito para animais que se acidentarem em via pública.

Para acionar o SamuVet, o cidadão deverá solicitar o atendimento para o animal através do número 1746. A prefeitura vai disponibilizar um ramal específico para estas chamadas. O resgate irá funcionar em veículo adaptado, como unidade móvel de emergência. Os bichos serão levados para o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman.

“É obrigação do poder público atender, resgatar e transportar estes animais até a unidade de medicina veterinária de emergência. Não pode é deixar o pobre do bicho abandonado, ferido, em sofrimento”, disse o vereador Luiz Ramos Filho, que é presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara e autor do projeto.

Para denunciar crimes de maus-tratos no Rio, a população pode telefonar para:

  • o número 1746 da prefeitura;
  • o Disque Denúncia (2253-1177);
  • para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (2202-0066).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp