BNews Pet

Risco de raiva levam EUA a proibir entrada de cães do Brasil

Divulgação
A suspensão se aplica a todos os cães, incluindo aqueles usados como apoio emocional e cachorros guia.  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/07/2021, às 08h14   Redação BNews



O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) anunciou que, por causa do alto risco do vírus da raiva canina os Estados Unidos vai suspender temporariamente a importação de cães de 113 países que não estão livres do vírus.

O Brasil está entre as nações proibidas. A relação ainda inclui Rússia, China, Índia, Peru, Quênia, El Salvador, Guatemala, Bielo-Rússia, Afeganistão, Arábia Saudita, Paquistão, Jordânia, Equador, Cuba, Malásia, Indonésia, Nigéria e Arábia Saudita.

Segundo o CDC, a ação é temporária e necessária para garantir a saúde e a segurança dos cães importados para os Estados Unidos e para proteger a saúde pública contra a reintrodução da variante do vírus da raiva canina (raiva canina) no país.

Em 2019, algumas empresas aéreas descontinuaram o transporte de cães de suporte emocional dentro da cabine das aeronaves. Depois, já durante a pandemia de covid-19, os cães foram proibidos de viajar a bordo, junto com seus tutores, mesmo aqueles de pequeno porte. Agora, mesmo se transportados no compartimento de carga viva, os cães vindos do Brasil não poderão mais entrar nos EUA.

A suspensão se aplica a todos os cães, incluindo aqueles usados como apoio emocional e até cães guia, cachorros que passaram por algum dos lugares apontados como de alto risco nos últimos seis meses, também estão proibidos de entrar no país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp