BNews Pet

Saiba como montar um kit de primeiros socorros para seu pet

Pixabay
O zootecnista e médico veterinário Alexandre Rossi publicou nas redes sociais um guia básico para que você ajude seu pet em caso de emergência  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 19/07/2021, às 19h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

É muito comum pessoas fazerem cursos preparatórios para saber como prestar atendimento emergencial em humanos, mas os pets também podem sofrer algum acidente ou passar por um mal-estar de forma inesperada. Sabendo disso, o médico veterinário e apresentador de programas de TV Alexandre Rossi publicou nas redes sociais um guia básico para que você ajude seu pet em caso de emergência. 

O profissional começa informando que o tutor precisa saber o peso e temperatura normais do pet, além também de ter anotado o número de telefone do médico veterinário que atende o seu animalzinho. 

Caso o dono precise fazer algum curativo, o médico indica que você tenha em mãos gaze, bandagem elástica, filme plástico (para selar o machucado), esparadrapo, tesoura com ponta redonda (para cortar o pelo sobre feridas), seringa grande sem agulha ou conta-gotas (para dar remédios líquidos) e um termômetro. 

Leia também: 

Emergência com seu pet? Conheça hospitais veterinários 24 horas em Salvador e Lauro de Freitas

Aplicativo promete auxiliar tutores de pets com diabete

Além disso, é importante separar toalha limpa, bolsa de água, sabão líquido antisséptico à base de clorexidina, antisséptico à base de iodopovidona para molhar e enxaguar machucados, algodão e lubrificante no seu kit de primeiros socorros para pet. 

Por fim, o tutor deve adquirir soro fisiológico, pomada antibiótica à base de sulfato de neomicina e bacitracina para feridas, anti-histamínico e pós hemostático para sangramentos leves. 

O Dr. Alexandre ressalta, no entanto, que a ideia não é automedicar o pet e deixar de procurar atendimento veterinário. Ele explica que o objetivo desse kit de primeiros socorros é minimizar o sofrimento do animal até chegar ajuda profissional. 

Ele afirma que ter esses itens em casa é essencial, visto que muitos profissionais podem ser contatados pelo telefone e, por isso, ter acesso a essas coisas pode fazer diferença na vida do pet. 

Veja a publicação do médico: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp