BNews Pet

Seu pet lambe muito as patas? Saiba quais podem ser as razões desse comportamento

Getty Images
Às vezes, é normal o dono interpretar como um comportamento natural e não se preocupar. Aí está o erro: cachorros lambendo as patas podem, sim, significar um problema de saúde.  |   Bnews - Divulgação Getty Images

Publicado em 18/08/2021, às 12h00   Whaley Emmanoel


FacebookTwitterWhatsApp

Não é raro observarmos um cachorro lambendo a pata ou mesmo mordiscando. Isso costuma ser mais comum em felinos, ato chamado de " banho de gato ". Às vezes, é normal o dono interpretar como um comportamento natural e não se preocupar. Mas, aí está o erro: cachorros lambendo as patas podem, sim, significar um problema de saúde. Toda ação canina tem uma explicação e, se não for o caso de uma doença, é uma questão comportamental.

Segundo o médico-veterinário, Zenildo Prazeres, adestrador há 50 anos e instrutor de cinotecnia da Polícia Militar da Bahia, um dos motivos mais comuns é o estresse ou a ansiedade sentida pelo animal. "Se ele passa muitas horas sozinho é possível ter desenvolvido a ansiedade de separação e sofrer bastante, em especial se a personalidade dele envolve carência e dependência afetiva da família", disse ao BNews.

O profissional afirma que, o ideal é manter brinquedos e distratores sempre por perto, para ele brincar e divertir-se um pouco. "Outra opção pode ser uma creche ou canil, onde possa interagir com outros cães e receber estímulos diferentes".

Existem outras razões que levam os cães a lamber as patas excessivamente. Um desses motivos pode ser a existência de pulgas e carrapatos no animal. "Os parasitas podem morder nas extremidades dos dedos e até nos coxins, gerando uma ferida. Em alguns casos, a simples presença dos parasitas já causa incômodo, levando o animal a morder a região na tentativa de aliviar a coceira", afirmou Prazeres.

Leia também
Aprenda a identificar os sinais que apontam um gato estressado e como ajudá-lo
Saiba como prestar os primeiros socorros em casos de acidentes e situações inesperadas com o pet
Você sabe por que o seu cachorro fica com a língua para fora?

Outro caso pode ser um quadro de dermatite atópica canina, um transtorno muito comum nos cães. "O problema pode se desenvolver no contato do animal com ácaros, poeiras e até produtos de limpeza. Há alguns estudos que mostram que essa dermatite também é de caráter hereditário".

Para evitar crises alérgicas, o tutor pode evitar produtos de limpeza com muitos químicos. Os cães deitam, lambem, rolam, comem do chão e, às vezes, podem se intoxicar com produtos de limpeza.

"Nesse caso, vale a pena investir em produtos próprios para cães, que possuem em sua fórmula ingredientes que não prejudicam animais", afirmou o médico-veterinário.

Lamber as patas também pode estar relacionado à dor. "As patas podem estar doendo por alguma razão, como passear num solo quente demais ou cheio de pedras, por exemplo. É importante ficar de olho nos sinais corporais do animal e também no caminho que você o leva para passear no dia a dia para perceber se há algo incomodando ele", disse.

O doutor afirma que escolher horários mais frescos (início do dia e finais de tarde) para passear com o seu pet é um dos primeiros passos de como cuidar da pata de cachorro. "Verifique a temperatura do chão e, se estiver muito quente, melhor deixar a caminhada para outra hora".

"Se perceber que o seu cãozinho tem esse hábito por estresse ou ansiedade, o ideal é sempre planejar brincadeiras e atividades para que ele gaste toda a sua energia e se divirta ao seu lado".

Porém muita atenção, por mais comum que seja um cachorro lambendo a pata, devemos nos atentar se isso está acontecendo com uma frequência maior que o normal. Isso porque, quando o pet passa passa a língua por muitas vezes em suas patinhas, ela ficam mais úmidas, podendo assim  acumular mais fungos. Quando essa prática for devido à infestação de algum parasita, o mais recomendado é sempre procurar um veterinário. Ele recomendará os melhores medicamentos para essas ocasiões e logo seu pet estará bem novamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp