BNews Pet

Gato com síndrome de down retorna para casa após 1 ano e 6 meses desaparecido

Reprodução/Arquivo Pessoal
O desaparecimento ocorreu na tarde de 24 de fevereiro do ano passado.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo Pessoal

Publicado em 31/08/2021, às 09h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após ficar desaparecido por 1 ano e 6 meses, o gato Paçoca, diagnosticado com Síndrome de Down Felina, voltou recentemente para sua casa em Bauru, São Paulo. A tutora de Paçoca Fabiana Valle, 37 anos, conta que nunca deixou de ter fé e acreditar que o veria de novo.

Era fevereiro de 2020, quando Fabiana, que também atua como protetora independente de gatos errantes, postou em suas redes sociais uma mensagem de desespero comunicando o desaparecimento do animal. Xodó de uma ninhada de mais 16 gatos e um dos únicos felinos que a família não pretendia colocar para adoção, em razão de sua condição especial, Paçoca conseguiu escapar entre os vãos na grade do portão da casa.

O desaparecimento ocorreu na tarde de 24 de fevereiro do ano passado e Fabiana notou o sumiço à noite, quando foi recolher os animais do quintal para dentro de casa.

"Eu fiquei muito mal quando ele sumiu, chorava bastante, mas nunca perdi a fé em encontrá-lo, sonhava com isso. Rodamos os bairros por semanas. E, em todo esse tempo, nunca deixamos de procurá-lo. Toda vez que eu via um gato preto, corria para olhar o rostinho, para saber se era ele. Meu coração dizia que o Paçoca estava vivo em algum lugar", comenta Fabiana.

Resgatado ainda filhote, em 2018, Paçoca foi levado ao veterinário para castração e atendimento. Com a coordenação motora mais lenta, miado baixo e os olhos e focinho com alterações, mais separados e achatados, o bichano foi diagnosticado com trissomia, condição popularmente conhecida como síndrome de down felina.

"A irmãzinha dele foi resgatada junto na rua e também tem alterações, ela não consegue miar. Essa anomalia faz eles terem mais facilidade de reprodução", comenta Fabiana.

A atenção redobrada diante da condição dele, contudo, não bastou para evitar o sumiço de Paçoca. "Achei que alguém pudesse ter levado ele. Depois, comecei a desconfiar que ele estivesse com outros gatos em uma creche, que fica perto de casa", comenta a tutora, contando uma das tantas vezes que tentou encontrar o pet.

Depois de tanta procura, o reencontro surpreendente ocorreu no último dia 21, quando o marido de Fabiana, o operador de máquinas Adriano Silva, 54 anos, e seu filho, Adriano Silva Júnior, 18 anos, fizeram uma caminhada pelo bairro. Poucos minutos depois de eles chegarem em casa, Paçoca apareceu em cima do muro de uma casa vizinha.

"Eu estava na frente da casa conversando quando ouvi o miado dele. Eu chamei, ele me olhou e miou. Fiquei em choque, porque fazia muito tempo e comecei a chorar de emoção. Tiramos ele de lá com uma escada. Ele parecia muito cansado, acho que sabia que estava em casa e dormiu bastante depois", conta Fabiana. "Não sabemos o que, de fato, aconteceu, mas acredito que ele tenha reconhecido a voz do meu marido ou do meu filho em algum lugar e seguido eles. Mas, independentemente de tudo, o que fica é a lição de que nunca podemos desistir dos animais desaparecidos", finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp