BNews Pet

Reino Unido endurece punições perante aumento do roubo de cães

Reprodução
Atualmente, a lei britânica considera um animal roubado um objeto perdido.  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 03/09/2021, às 11h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do Reino Unido na tentativa de conter um fenómeno que disparou durante a pandemia, anunciou nesta sexta-feira (3) que irá criminalizar o roubo de animais de estimação. Atualmente, a lei britânica considera um animal roubado um objeto perdido.

Um projeto de lei que será apresentado no Parlamento "levará em conta o bem-estar dos animais e o facto destes serem considerados mais do que uma propriedade", explicou o Ministério do Meio Ambiente.

A decisão coincide com a divulgação do relatório de um grupo de trabalho criado pelo Executivo em maio de 2021 para lidar com a epidemia de roubos de cães no país, onde há cerca de 10 milhões de espécimes. Em plena pandemia, grupos de defesa dos animais fizeram soar o alarme e deputados de todo o espectro político pediram ao governo que endureça as sanções.

De acordo com o relatório, sete em cada dez roubos de animais registados pela polícia foram de cães. O preço de algumas raças mais cobiçadas aumentou até 89% em comparação com os valores antes da pandemia.

"O roubo de um animal de estimação é um crime horrível, que pode causar grande stress emocional às famílias. Enquanto isso, criminosos insensíveis enchem o bolso", criticou a ministra do Interior, Priti Patel. O novo crime "dará à polícia uma ferramenta adicional" para levar essas pessoas à Justiça, destacou.

O diretor da associação de defesa dos animais RSPCA, Chris Sherwood, disse acreditar que "isso irá estimular os tribunais a impor sentenças muito mais duras aos ladrões de animais".

Leia mais:

Entenda o que é ansiedade de separação canina e saiba controlar um pet ansioso
Aprenda a identificar os sinais que apontam um gato estressado e como ajudá-lo
Saiba como prestar os primeiros socorros em casos de acidentes e situações inesperadas com o pet

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp