BNews Pet

Vítimas do tráfico de animais, papagaios-de-peito-roxo são devolvidos à natureza

Mariana Bertrand/Arquivo Pessoal
O papagaio-de-peito-roxo é uma das mais de 200 aves que compõem a lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção  |   Bnews - Divulgação Mariana Bertrand/Arquivo Pessoal

Publicado em 27/10/2021, às 13h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Diversos pagaios-de-peito-roxo, que foram apreendidos em operações policiais contra o tráfico de animais e abrigadas em zoológicos, criadouros e mantenedouros de fauna; foram soltas em uma área de Mata Atlântica, em Minas Gerais. As 18 aves escolhidas foram reabilitadas pelos pesquisadores do Instituto WAITA, que deram início a uma nova etapa do Projeto Voar.

Antes da soltura os papagaios passaram por uma avaliação no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Belo Horizonte que analisou quais estavam aptos a voltar à vida livre.

Os papagaios passaram por exames clínicos para avaliar a saúde e a presença ou não de doenças. As aves passaram pelo processo de reabilitação, que durou três meses, depois foram levados para a área de soltura, em Dom Joaquim (MG), com apoio de uma empresa especializada em transportes.

Foram nove dias em adaptação até que, na última sexta-feira (22), as aves enfim ganharam a liberdade. De volta à natureza, os papagaios serão monitorados pelos pesquisadores do Instituto, que contam também com o auxílio dos moradores locais.

O papagaio-de-peito-roxo é uma das mais de 200 aves que compõem a lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Perda de habitat e tráfico de animais são as principais ameaças que, juntas, provocam o declínio da população.

Leia mais em BNews Pet:

Acompanhe o BNews PET também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp