BNews Pet

Primeiro Cãodomínio é inaugurado no bairro da Ribeira em Salvador

Reprodução/Instagram
Ação aconteceu após morte de tutor de cães no bairro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 19/11/2021, às 13h30   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

O primeiro “cãodomínio” de Salvador foi inaugurado no bairro da Ribeira, nesta quarta-feira (17). A ideia do projeto é amenizar a situação de cães após a morte de seu tutor. O projeto é uma parceria entre a vereadora Marcelle Moraes (DEM), a instituição Doce Lar e a Diretoria de Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Ao BNews, Tainara Ferreira, diretora da DIPA, explicou que o objetivo do projeto é dar dignidade aos animais que ficam nas ruas da região. “A alimentação desses animais e os cuidados ainda permanecem para os protetores e simpatizantes que residem ali e já fazem o trato desses animais. A gente entrou com a parte da construção do cãodomínio”, ressaltou a Diretoria. 

Tainara também acrescentou que pretende estender o projeto para outros bairros da capital baiana: “A gente entende que tem outras regiões da cidade com essa mesma problemática, com essa mesma população animal, que são cães comunitários que residem numa determinada região, que são cuidados pelos moradores de uma determinada região e eles sofrem muito com o desabrigo, sol, chuva”, disse. Ela também acrescentou que o funcionamento do projeto também depende da comunidade, até para a conservação do equipamento e para cuidar dos animais.


Constança Costa, Fundadora e Gestora da instituição DoceLar, também conversou com o BNews e detalhou que a entidade está como ponte entre as necessidades dos protetores locais para abrigar e proteger os cães comunitários, e a vereadora Marcelle Moraes, que viabiliza a parte executiva e burocrática para a instalação do cãodomínio.

“Hoje temos mais de 100 mil cães vivendo em situação de rua em Salvador, se não me engano. Não existe abrigo público e nem nenhuma ajuda pública para protetores dos animais fazerem o papel do estado de tutelar esses animais, então a solução imediata para que os animais comunitários tenham um mínimo de proteção e dignidade resguardada são os Cãodominios”, disse. 

Constança também reforçou que “sem a ajuda da comunidade limpando, alimentando e abastecendo com água o projeto fica incompleto. A população precisa participar, assim os animais têm casa, comida e água resguardados”.

Já a vereadora Marcelle Moraes (DEM) comemou a construção do espaço e disse que vai viabilizar a castração desses animais, para que não sigam reproduzindo e aumentando o número de animais abandonados nas ruas.

“A ONG Doce Lar me informou que os animais da Ribeira estavam desabrigados após a morte do pescador e eu tive a ideia (de construir o cãodomínio). Construí com recursos próprios. Fizemos mutirão para pintar o cãodomínio e tive o apoio da Diretoria Animal no quesito de liberação para constar naquele local”, detalhou. 

A parlamentar também demonstra a vontade de ampliar o projeto para outros bairros soteropolitanos: “Vou fazer um projeto de indicação para a prefeitura para que todas as praças da cidade constem um Cãodomínio porque é um projeto simples, barato, sustentável e que consegue abrigar os animais de rua”, finalizou.

Leia Mais:
Cadela é devolvida para abrigo 14 anos depois de ter sido adotada
Abrigo doa cachorro de estimação para a família que comprou raposa como se fosse filhote de cachorro
Mulher vai à abrigo adotar novo cachorro e reencontra pet perdido há dois anos
Menino deixa cachorro em abrigo para protegê-lo de agressões do pai

Acompanhe o BNews PET também no Instagram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp