BNews Pet

Cãolunista explica quais os benefícios do agility para o seu pet

Arquivo Pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 26/11/2021, às 05h55   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, gentchyy!! Hoje, como prometido, eu vou falar sobre o Agility. Você sabe o que é isso?? Não! Então, se ligue nas dicas. Mas, já adianto: o Agility é super benéfico para o cão e também para você, tutor!! O Agility nada mais é do que um esporte destinado a todo tipo de cachorros com mais de 18 meses de idade. Na verdade, ele consiste na combinação de um guia (você, tutor preguiçoso) que conduz o cachorro por uma percurso repleto de obstáculos.

A prática do Agility pode se dar em competições ou apenas para estimular o seu cachorro. Eu nunca fiz, mas já estou muito ansioso, porque sou atlético, de peitoral forte e muito ágil (super a cara do Agility - pegaram aí a referência!!). Aqui vem a parte importantíssima: o Agility estimula inteligência, obediência, agilidade e concentração do cão, além de fortalecer os músculos do animal.

‘Ah, Oreo, mas todo cachorro pode fazer?’. Olha, humano, a princípio, sim, mas é necessário que o animal conheça ao menos os comandos básicos de obediência. Se você for praticar por hobby, é tranquilo e bem fácil de o cão aprender, basta que você, humano, dedique um tempo a isso. Mas, se enveredaram pela competição, tutor e cão terão de cumprir as normas estabelecidas pelo FCI (a Federação Cinológica Internacional), órgão oficial do Agility.

Existem três categorias para a prática do Agility:

  • Categoria S ou pequena: participam os cachorros abaixo de 35 centímetros até a cernelha (região entre os ombros e o pescoço do cão).

  • Categoria M ou média: os cachorros desta categoria devem ter entre 35 a 43 centímetros até a cernelha.

  • Categoria L ou grande: a última categoria é para os cães que ultrapassem os 43 centímetros até a cernelha.

No Agility, os circuitos possuem grande variedade de obstáculos colocados de forma aleatória no espaço da competição, e é essa quantidade que vai determinar o grau de dificuldade da competição e a velocidade que o cachorro deverá atingir. Claro que, para tudo ficar mais emocionante, todo o circuito deve ser completado em determinado tempo - que é preestabelecido.

Mas, atenção!! Antes de inscrever seu cachorro nas competições de Agility, você deve iniciar ele no nível básico, sendo importante que todo esse processo aconteça gradualmente, sem forçar o cachorro. Então, existem duas opções: praticar o Agility em escola/clube ou montar um circuito em casa (caso você tenha espaço para isso - Oreo não tem!!).

Entenderam tudo, tutores? Dessa forma, os benefícios do Agility são:

  • Ser uma via de escape física e mental para o animal;

  • Ajudar a aumentar a confiança do cachorro;

  • Desenvolver o autocontrole do cão;

  • Ajudar a controlar a distração e a falta de foco;

  • Fortalecer os instintos naturais do cachorro;

Enquanto para o tutor, os benefícios são (i) Ganhar a confiança no/do animal; e (ii) ver o seu amigo peludo feliz e saudável!! Ah, isso não tem preço! Então, para aqueles que podem, insiram o cão nesse universo do Agility. E, se você não puder construir circuitos ou pagar clubes, tente criar distrações que estimulem a inteligência de seu animal dentro de casa. Hoje é só, pessoal! Eu volto na semana que vem com mais dicas sobre o mundo animal! Fui!!

Relacionadas:

Cão ansioso? Saiba como identificar e tratar a ansiedade canina
Você conhece o enriquecimento ambiental? O Cãolunista vai explicar!
Novembro Azul: Cães também têm câncer de próstata e devem se prevenir
Cãolunista tira todas as dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis em cachorros
Cãolunista dá dicas para ajudar seu pet a enfrentar o calor do verão e as dermatites
Ser ou não ser saudável, eis a questão: veja as dicas do Cãolunista para uma alimentação balanceada

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp