BNews Pet

Adotou um pet? Saiba como adaptar sua casa para a chegada de cães e gatos

Divulgação
Especialistas ensinam como preparar o ambiente para a chegada dos pets após adoção  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 13/06/2023, às 09h41 - Atualizado às 09h52


FacebookTwitterWhatsApp

A adoção é um ato de amor e responsabilidade. Para tornar o ambiente mais confortável para a chegada do pet é importante saber quais cuidados devem ser tomados. A médica-veterinária comportamentalista e coordenadora de conteúdo da Petlove, Jade Petronilho, e André Romeiro, o diretor de Future Pet e Pidan trazem orientações para os pais de primeira viagem.

As dicas vão além das ações já recomendadas como levar o pet ao médico-veterinário para consulta e orientações, castração, controle de pulgas e carrapatos, boa alimentação e vacinas.

“É de extrema importância termos a consciência de que cães e gatos possuem necessidades bastante diferentes das nossas. Por isso, falarmos sobre enriquecimento ambiental, por exemplo, é fundamental para que os pets sejam felizes dentro de nossas casas. Quando falamos a respeito, muita gente não faz ideia do que se trata, mas basicamente são atividades físicas e mentais que muitas vezes mimetizam o que o animal viveria fora do ambiente domiciliar, explorando seus instintos e o satisfazendo como espécie.”, relata Jade.

foto
Divulgação

A médica-veterinária esclarece que não é necessário grandes investimentos na casa para promover o enriquecimento ambiental: “De modo geral, o pet deve ter seus sentidos estimulados nas áreas cognitiva, física, social, alimentar e sensorial”.  

Jade ainda ressaltou que em caso de gatos, é possível adaptar locais na casa para que o pet possa escalar, arranhar e se esconder. Além de brinquedos como tocas, que proporcionam desafios físicos, as clássicas varas com pena na ponta pelo atrativo visual e algo que também crie oportunidades para o felino estar nas alturas.

"Gatos são seres semiarborículas, ficam confortáveis e se sentem seguros nas alturas. Por lá, conseguem controlar e vigiar o que acontece na casa de forma mais apurada. Prateleiras, caminhas suspensas e nichos podem atender a essa necessidade”, completou ela ao falar sobre a necessidade da verticalização da casa.

Romeiro complementa que diferentes elementos como brinquedos, jogos e itens de alimentação que criam desafios variados podem causar bem-estar ao animalzinho. “Atitudes simples como a compra de brinquedos tradicionais como bolinhas, pelúcia, cordas podem proporcionar estímulos sensoriais e físicos, prazerosos ao pet”, explica o diretor de Future Pet e Pidan.

 “Também há no mercado opções mais complexas e interativas que fornecem estímulos cognitivos e olfativos, com cheiros específicos e agradáveis aos bichanos como hortelã”, acrescenta o executivo.

foto
Divulgação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp