BNews Pet

Atenção: Especialistas alertam para a importância de saber identificar a gordura corporal dos pets e evitar doenças

Imagem Atenção: Especialistas alertam para a importância de saber identificar a gordura corporal dos pets e evitar doenças
Assim como nos humanos, o excesso de gordura em cães em gatos traz diversas consequências para a saúde e bem-estar do animal  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/05/2022, às 10h22   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Os animais de estimação, principalmente os cachorros, também precisam de uma alimentação balanceada e nutritiva, aliada a prática de atividades físicas para evitar o sobrepeso. O excesso de gordura no organismo estimula reações metabólicas inflamatórias, problemas respiratórios, cardíacos e ortopédicos.

De acordo com o Canal do Pet, é importante acompanhar o índice de massa corporal (IMC) para ter noção se o bichinho está dentro do peso adequado. Estudos apontam que o índice considerado normal e saudável de gordura corporal em cães e gatos é de 15 a 20%.

A médica veterinária Andrea Nagata, explica que no dia-dia, a aferição do índice de gordura é subjetiva e feita através da apalpação do paciente. “De forma geral o tutor deve ser capaz de observar uma cinturinha nos animais logo após o final das costelas, e devem ser facilmente palpáveis para que o pet esteja em um escore corporal ideal”.

Leia mais:

Sorte grande: Gatinhos abandonados são resgatados e mudam de vida

Fofurômetro: Cachorrinhos arteiros ganham a internet brincando de esconde-esconde

Cadela com sono chama atenção de tutora para colocá-la em lugar inusitado; assista e entenda

“É importante também sempre pedir ao médico veterinário que anote o peso do pet na carteirinha de vacinação em todas as consultas para acompanhar se o pet está ganhando peso, mantendo ou emagrecendo”, orienta.

Existem doenças que podem aumentar o nível de gordura corporal dos animais, entre elas estão distúrbios metabólicos como o hiperadrenocorticismo (Síndrome de Cushing) e o hipotireoidismo,  que precisam ser tratados para evitar também diversos outros problemas para a saúde dos animais. “Além disso, o excesso de peso pode ser um fator desencadeador de problemas como diabetes ”, alerta a veterinária.

A veterinária reforça a orientação de que o animal de estimação precisa de uma alimentação balanceada com equilíbrio de nutrientes para se manter sempre saudável, com o nível de gordura dentro dos níveis corretos. “É importante também que ele se sinta saciado ao se alimentar. Assim como nós, a prática de atividades físicas também ajuda na longevidade e qualidade de vida do pet”, completa.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp