BNews Pet

Como aliviar o desconforto causado pelas altas temperaturas em cães e gatos? Especialista explica

Manuel Schmitt por Pixabay
Confira dicas para os animais de estimação ficarem confortáveis com as mudanças de temperatura  |   Bnews - Divulgação Manuel Schmitt por Pixabay

Publicado em 17/01/2023, às 13h00   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

A estação das altas temperaturas pode causar alguns incômodos em nossos cães e gatos. Os bichinhos também sentem essas mudanças de clima, por isso, é preciso tomar alguns cuidados para que os pets não sofram com as mudanças de tempo. 

Ao BNews PET, a médica-veterinária e coordenadora de comunicação científica da Royal Canin Brasil, Letícia Tortola, explicou como é possível deixar os patudos confortáveis.

"Em dias mais quentes, os cachorros costumam ficar mais ofegantes e por isso eles ficam de boca aberta e tentam diminuir a sua temperatura corporal, na intenção de se resfriar. Por isso, é necessário evitar caminhadas e exercícios com eles nos horários entre 10h e 17h, sempre levá-los em lugares com sombras, árvores e piso de grama", disse.

A especialista reforçou ainda sobre os cuidados com as patas dos pets quando expostas ao sol. “É sempre importante lembrar que as patas dos pets são mais sensíveis e que podem levar à formação de queimaduras e lesões", acrescentou.

A exposição ao sol pode causar uma série de problemas para os pets. Com isso, é sempre bom eles terem onde se abrigar e sempre que possível em atividades ao ar livre, fornecer água, para mantê-los sempre hidratados. Com relação a possíveis doenças, a veterinária faz uma alerta, principalmente com os cães e gatos de pelagem branca.

“Expor o pet com frequência ao sol pode causar diversos problemas de saúde, desde queimaduras solares em diversas regiões, como no focinho e orelhas (áreas de menos pelos) até questões mais graves, como tumores de pele, principalmente dos animais de pelagem branca”, disse.

Além disso, a especialista destacou a importância de uma boa alimentação durante a transição para altas temperaturas. “Oferecer alimentos úmidos completos e balanceados, que contribuem para a ingestão de líquido e hidratação do pet, em especial os gatos os quais possuem o hábito de consumir voluntariamente menos água que os cães”, disse.

Seu bicho no BNews Pet
Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected]. Em 'assunto', escreva "Seu bicho no BNews Pet".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp