BNews Pet

Confira como cães e gatos “mudam” de personalidade quando tutores não estão; saiba detalhes

Ilustrativa / FreePik
Especialista explicou as principais mudanças de comportamentos nos pets quando tutores não estão  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / FreePik
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 04/11/2023, às 20h00


FacebookTwitterWhatsApp

É importante que o tutor observe os comportamentos de seu animal de estimação, para saber identificar quando algo não está certo com o pet, ou apenas para compreender melhor a personalidade do animal. Entretanto, as personalidades distintas dos cães e gatos ficam mais evidentes quando não há tutores por perto.


Thiago Teixeira, diretor geral do centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo, Nouvet, explicou o motivo para isso acontecer.


Observar o comportamento de cães e gatos quando estão sozinhos nos ajuda a compreendê-los melhor. Isso pode ajudar o tutor a identificar sinais de ansiedade, como latidos excessivos, ou até mesmo problemas de saúde. Além disso, permite ajustar a rotina e proporcionar estímulos adequados, como brinquedos interativos e atividades enriquecedoras", declarou.


Com os cachorros, o especialista explica que os pets podem expressar uma variedade de comportamentos. Alguns podem ficar mais exploradores, enquanto outros preferem apenas descansar. Logo outros pets podem ficar ansiosos e começar a latir excessivamente e até roer os móveis.


Os gatos ficam mais explorados e destemidos, indo para lugares mais altos para observar o local. O comportamento do felino com outros pets dentro de casa também muda, podendo ficar mais territoriais com os demais bichinhos.


A chave para descobrir a personalidade de um cão ou gato é a paciência e a observação de suas interações, comportamentos e preferências. Cada animal é único e, ao compreender, o tutor pode proporcionar um ambiente mais adequado e gratificante para eles, mesmo na sua ausência”, explicou Teixeira.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp