BNews Pet

Confira dicas para entender o comportamento do seu felino

Ilustrativa / Pixabay
Veterinária compartilha dicas para tutores entenderem os comportamentos de seus felinos  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay

Publicado em 11/04/2023, às 20h16   Natane Ramos


FacebookTwitterWhatsApp

Os gatos são animais muitas vezes enigmáticos, constantemente expressando seus desejos e interesses de uma forma peculiar. Esse comportamento mais reservado dos felinos acaba gerando uma curiosidade dos seus tutores para entender o que se passa na mente desses animais tão espertos. A veterinária Letícia Stella, que atua na GetNinjas, em São José dos Campos, compartilhou algumas dicas para identificar e entender alguns dos comportamentos dos felinos.

Uma das principais dúvidas ao se falar sobre o comportamento dos bichanos, é o que se passa na cabeça desses animais. “Será que eles pensam assim como as pessoas?” e “Será que meu gato está me julgando?”, são alguns dos questionamentos de tutores sobre os pets. Segundo a veterinária, esse ainda é um tema muito discutido e inconclusivo, mas os animais definitivamente tem sua forma de enxergar o mundo e as pessoas que estão presentes em sua rotina.

“Alguns estudiosos afirmam que os gatos nos veem como ‘gatos maiores’, pois seu comportamento com o ser humano é parecido com o feito com outros da sua espécie. Claro que o comportamento dos felinos pode sim variar de um para o outro, e cabe a nós nos atentarmos quando os pets mudam repentinamente a rotina, pois pode ser um sinal de que algo não vai bem”, explicou Letícia.

De acordo com a veterinária, uma das principais formas de entender seu gato é reparar nas alterações repentinas no seu comportamento, pois podem representar desde mudanças de humor até algum desconforto que o bichano possa estar sentindo.

Alguns dos principais comportamentos que podem mostrar algum incômodo nos felinos são:

  • Parar de se alimentar ou diminuição do apetite;
  • Diminuir ou aumentar o consumo diário de água;
  • Não urinar ou defecar em quantidades e intervalos regulares;
  • Não brincar como de costume;
  • Mostrar indisposição;
  • Vocalizar (miar) de forma diferente da habitual;
  • Ter coceiras intensas;
  • Parar de pular ou subir em objetos como de rotina;
  • Lamber apenas um local do corpo com uma frequência maior;

A veterinária ainda ressalta a importância de procurar um profissional caso o felino apresente algumas dessas atitudes, para prevenir ou tratar qualquer problema que o fato possa estar passando.

Falando sobre a comunicação entre os gatos e seus tutores, Letícia fala como a linguagem corporal está entrelaçada na forma que os bichanos se comunicam. Os ronronados são um exemplo de linguagem corporal utilizada pelos felinos para se comunicarem, apesar de muitas pessoas associarem o ronronar ao bichinho estar feliz, esse também pode ser um sinal de que o animal está com fome ou  até mesmo com dor. “Ronronar nesse caso, seria para estimular o sistema defensivo. Dessa forma, deve-se observar quando o ronronar do gato se associa a algum comportamento que difere do normal. Além disso, os gatos têm como hábito se esfregarem em outros gatos ou em seu tutor, o que demonstra carinho e confiança. Outro exemplo de comunicação corporal envolve as orelhas. Quando estão abaixadas, demonstram medo, já quando estão erguidas e para trás, demonstram confiança e agressividade”, comentou Stella.

A veterinária explica que, ao criar um ambiente confortável e saudável para os felinos, é mais fácil garantir uma vida ampla para os bichinhos, além de colaborar para uma compreensão mais fluida do tutor aos comportamentos de seu pet.“É importante enriquecer o ambiente com brinquedos, comedouros interativos, prateleiras e casinhas no alto. Além disso, uma alimentação de boa qualidade é fundamental para manter o pet sempre bem nutrido e saudável. Ainda falando em saúde, a castração ajuda a evitar vários problemas comportamentais e muitas doenças. É de extrema importância que seu gatinho esteja com as vacinas em dia e tenha sempre um acompanhamento com o médico veterinário de confiança para ter uma vida feliz, confortável e longeva. Por fim, a caixinha de areia deve estar sempre limpa e é recomendado que haja duas caixas para cada gato”,concluiu a profissional aconselhando os tutores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp