BNews Pet

Dos enfeites ás comidas: Confira os cuidados que você deve ter com os pets no Natal

Divulgação
A tradição de arrumar a casa pode ser perigosa para os pets no Natal  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 19/12/2023, às 15h05


FacebookTwitterWhatsApp

A proximidade com o final de ano faz com que os tutores de pets precisem redobrar a atenção em casa por causa dos seus amigos de quatro patas. A tradição de arrumar a casa de uma forma natalina é bastante encantadora, mas pode ser perigosa para os animais, assim como as comidas típicas desse período.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Para que os animais de estimação não sofram nenhum acidente nesse período, é aconselhável que os tutores fixem a árvore de Natal "firmemente em um suporte estável e posicione-a longe de áreas de passagem deles", disse a coordenadora da Clínica Veterinária (Clivet) da Universidade Salvador (UNIFACS), Simone Freitas.

Confira outras dicas:

Luz de Led

Para reduzir o uso de pisca-pisca, Simone sugeriu o uso de luz de led. Ela explicou que o excesso de luz em ritmos sequenciados pode gerar estresse em alguns pets, como os gatos. "As luzes de led geram menos calor e também reduzem o risco de queimaduras", acrescentou.

Evite objetos pontiagudos

Na decoração, é bom evitar objetos pequenos para evitar o risco de ingestão e também descartar os itens que são perfurocortantes ou pontiagudos, pois podem causar ferimentos graves. O melhor seria que os tutores adquirissem objetos pet-friendly, a exemplo dos feitos de feltro, projetados para a segurança dos animais, como alternativa aos enfeites de vidro.

Plantas na decoração

No caso das plantas, é necessário se certificar se o tipo escolhido é tóxica para os animais. A sugestão da médica-veterinária é optar por plantas como a maranta, peperômia, clorofito, alecrim e o bambu; se desejar flores, opte pelas bromélias, amor perfeito ou orquídea.

Cuidados com a alimentação

Apesar dos animais fazerem parte da família, eles, de forma nenhuma, podem comer tudo o que os humanos comem. Os pets possuem necessidades alimentares específicas e a comida dos tutores pode conter substâncias que causam vômitos, intoxicação e, até mesmo, leve à morte.

"Entre os alimentos que devem ser evitados estão chocolate, uvas passas, cebola e alho. Além disso, ossos cozidos ou assados e espinhas de bacalhau podem ser potencialmente perigosos para cães e gatos", sinalizou Simone.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp