BNews Pet

Entenda a síndrome de ansiedade de separação e como identificar em seu cachorro; assista

Ilustrativa / Pixabay
Adestradores explicam a síndrome de ansiedade de separação  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 07/07/2023, às 18h10


FacebookTwitterWhatsApp

Os cachorros são animais extremamente apegados aos seus tutores. Tão apegados que, muitas vezes, os cuidadores deixam passar questões delicadas por falta de observação do comportamento do pet. Como a síndrome de ansiedade de separação, que é muito confundida com excesso de carência.

A síndrome de ansiedade de separação é uma reação que traz medos de abandono e acontece tanto com humanos quanto com pets.

Os adestradores Samara e Henrique Baccaracordo com os adestradores, ao GetBinjas, explicou que o primeiro sinal apresentado pelos animais que têm essa síndrome é a mudança de comportamento.

 “Quando o cão não fica em um ambiente sem a presença de um tutor, ou para fazer as refeições ou brincar, é um ponto de atenção. Na ausência do dono podemos ver sinais um pouco mais brandos, como: não se alimentar ou beber água, esperar ao lado da porta, permanecer numa mesma posição até a chegada de alguém; até sintomas mais expressivos como: arranhar na porta, destruir ou morder objetos, fazer xixi e cocô fora do local habitual e o latido em demasia”, comentou Henrique.

Samara explicou como a síndrome atua. “A síndrome da ansiedade de separação nada mais é do que fruto da dependência afetiva normalmente ocasionada por um convívio muito intenso, o que normalmente ocorre quando as pessoas adotam um cão nos primeiros dias. Dito isso, é importante planejar a chegada desse novo membro da família considerando a rotina real do lar e a adaptação adequada do pet no ambiente”, disse.

O tratamento para ajudar no controle da síndrome será passado pelo veterinário responsável pelo animal, onde deverá ser trabalhada uma adaptação do cão ao ambiente e a rotina corrida do seu tutor.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp